Tesla instala impressoras para produção de baterias

Os entusiastas da Tesla avistaram duas gigantescas impressoras Sacmi Imola sendo instaladas na nova instalação de baterias no Giga Texas. Enquanto alguns deles argumentam que são usados para o processo de fabricação de cátodo seco que a Tesla está tentando quebrar, a verdade é que ninguém sabe exatamente para que servem.

Tesla instala impressoras para produção de baterias
Produção de baterias

Veja mais: Peugeot 408

A Tesla apresentou suas novas células 4680 durante o Battery Day em 2020, oferecendo especificações impressionantes. Muitas melhorias prometidas durante o evento não se concretizaram até agora. A Tesla está produzindo 4680 células, mas elas não são muito diferentes das células 21700 normais, exceto pelo fator de forma maior. No entanto, a Tesla prometeu um ânodo de silício em vez de grafite e, mais importante, um novo processo de fabricação de cátodo seco que poderia reduzir os custos de produção pela metade. Nenhum dos dois se materializou até agora, apesar dos melhores esforços da Tesla.

Produção de baterias pela Tesla

A Tesla comprou a Maxwell especificamente para a tecnologia de cátodo seco que estava desenvolvendo, mas descobriu-se que dominar a nova técnica é muito mais complicado do que se pensava inicialmente. Entretanto, a Tesla teve os seus parceiros a trabalhar no mesmo tipo de células, sendo a Panasonic e a LG Energy Solution as mais avançadas com o design.

Embora a Tesla ainda não esteja pronta com a tecnologia, não é por falta de tentativa. A fabricante de veículos elétricos está expandindo sua gigafactory em Austin com uma fábrica de baterias. Segundo os entusiastas que acompanham o progresso da fábrica, as coisas estão indo rápido.

O que diz os relatórios

De acordo com o relatório da expedição, cada prensa, produzida pela italiana Sacmi Imola, pesa impressionantes 151.500 kg. Para referência, isso é quase um terço do peso da Giga Press de 9.000 toneladas da IDRA. Segundo o entusiasta da Tesla, esse tipo de prensa é usado para fazer porcelana que precisa de altíssima pressão. Ele também especula que eles foram trazidos para o processo de fabricação de eletrodo de bateria seca (DBE).

Greg recebeu uma resposta no Twitter de um dos caras que trabalhavam para instalar as máquinas. Embora tenham admitido não saber muito sobre a produção de baterias Li-Ion, eles confirmaram que o prédio está planejado para ser “uma fábrica de produtos químicos”.

preloader image
Carregando...