Embora a responsabilidade seja mínima, o pagamento é extremamente alto. A Tesla foi indenizada a pagar uma multa de milhões de dólares em compensação por um trágico acidente envolvendo um de seus carros elétricos em uma rodovia dos EUA em 2018.
Tesla indenizada
Após uma série de investigações e opiniões de especialistas, descobriu-se que Tesla foi indenizada pois foi negligente.
De acordo com o relatório do acidente, um homem dirigindo um Modelo S de 2014 caiu enquanto tentava ultrapassar outro veículo, perto de uma curva onde o limite era de 25 mph (cerca de 40 km/h).
Entretanto, a velocidade no momento do acidente era de 116 mph (cerca de 187 km/h). Incapaz de ajeitar adequadamente a curva a esse ritmo, o motorista bateu com que fez o veículo fosse engolido pelas chamas. Infelizmente, o motorista e seu passageiro perderam suas vidas.
Depois de analisar os fatos, o júri federal em Fort Lauderdale, Flórida, encontrou a favor dos pais do motorista Tesla, concedendo-lhes uma compensação total de 10,5 milhões de dólares.
De acordo com o júri, a Tesla teve 1% de culpa pelo acidente, em grande parte atribuível à conduta do motorista, mas ainda assim impôs uma multa bastante pesada ao fabricante americano.
Os pais do motorista, que antes haviam sido multados por excesso de velocidade, disseram ao tribunal que o acidente também ocorreu porque, sem o conhecimento deles, o dispositivo para limitar a velocidade do Modelo S Tesla a 85 mph (cerca de 137 km/h) foi desativado.
Além disso, de acordo com eles, uma falha de projeto nas células da bateria de íons de lítio e no conjunto de baterias contribuiu para o incêndio. A Tesla acredita que o acidente pode ser atribuído à inconsciência do motorista e que um técnico desativou o limitador de velocidade a seu pedido. Na opinião deles, a bateria também não estava defeituosa.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.