SsangYong será vendida para a fabricante coreana de ônibus Edison Motors, com o negócio sendo finalizado ainda este mês. Espera-se que a marca coreana Edison Motors compre a SsangYong por meros 1,47 bilhões, com o acordo definido para ser finalizado no final de outubro.
Durante o ano passado, a empresa lutou para pagar as contas e, depois de não conseguir pagar um de seus empréstimos, começou a procurar um licitante para assumir o negócio.
Veja mais: NISSAN KICKS PCD 2022
Atualmente, a Edison Motors é conhecida por construir ônibus elétricos e híbridos plug-in, mas a empresa tem planos de expansão, com uma linha de carros elétricos de passageiros com lançamento previsto para 2030. A Edison Motors tem grandes objetivos, com o objetivo declarado de “ultrapassar a Tesla Motors”.
O primeiro VE da empresa, chamado Smart S, foi projetado para lidar com tudo, desde o Tesla Model S até o Mercedes EQS. Ele terá um trem de força trimotor com uma saída de 644 bhp, que a Edison Motors diz ser suficiente para um tempo de 0-100 km/h em menos de 2,5 segundos. Será alimentado por uma bateria de 100 kWh, oferecendo um alcance máximo de 641 km.
Assim que estiver na estrada, a empresa lançará o Smart E, que diz ser um carro de tamanho médio que vale cerca de $ 35.000 (cerca de 195 mil reais) projetado para “ultrapassar o Mercedes Classe E”.
O Smart A vem em seguida – um VE básico que Edison Motors diz que vai derrubar o Tesla Model 3 com um preço inicial declarado de apenas $ 20.000 (cerca de 111 mil reais).
Naturalmente, há planos para um SUV, a ser chamado de Smart X, que será direcionado ao Modelo X da Tesla. A empresa Edison espera reduzir a concorrência em preço, porém, com um custo inicial de R$ 565.847,67.
A Edison Motors não vai parar por aí, porque a empresa até tem planos de lançar aeronaves elétricas. A empresa diz que sua estratégia terá um “veículo voador elétrico” de cinco lugares no ar já em 2024, com um jato elétrico de cinco lugares em 2027.