O uso de todos os tipos de plásticos reciclados em veículos novos tornou-se uma tendência comum na indústria automobilística, com a maioria das empresas fazendo sua parte para tornar o mundo um lugar melhor. A SEAT contribui para este movimento com uma nova edição especial do Ibiza supermini e do subcompacto hatchback Arona.
Batizadas de Marina Pack, as duas novas versões da edição especial contam com os revestimentos dos bancos Seaqual Yarn, exclusividade desses modelos. Além disso, eles apresentam fibras de poliéster reciclado Label blue by Borgers provenientes de plásticos marinhos em seus pisos e carpetes, e esse material está espalhado por todas as famílias Ibiza e Arona.
Como o SEAT Ibiza pode salvar o mundo?
Veja mais: Lançamento do Novo Ford Ranger FX4 2023: Motores e segurança
O Seaqual Yarn faz parte da colaboração da marca de automóveis mediterrânea com a Seaqual Initiative. O Label blue by Borgers representa uma nova parceria da SEAT com a Autoneum, sendo eles o primeiro construtor automóvel a utilizar estes materiais. Em ambos os casos, as duas empresas se unem às comunidades locais, pescadores, ONGs e autoridades para despoluir os mares e oceanos do mundo.
O lixo é coletado do mar, fundo e superfície oceânica e de praias, estuários e rios. Posteriormente, os diferentes tipos de materiais são separados e o plástico é então limpo e transformado em plástico marinho reciclado. Em seguida, é usado para criar os revestimentos verdes dos assentos das variantes Marina Pack do SEAT Ibiza e Arona e as fibras marinhas de poliéster usadas nos pisos e carpetes no restante da linha.
Para além dos materiais ecológicos utilizados na sua construção, os SEAT Ibiza Marina Pack e Arona Marina Pack não parecem apresentar atualizações adicionais. A montadora não anunciou mais nada sobre eles, exceto pelo fato de que estão programados para entrar em produção a partir do próximo mês (junho de 2023). As imagens que acompanham o comunicado de imprensa revelam os dois modelos em vermelho com eventuais frisos cromados, sobre os interiores pretos com etiquetas cosidas nos bancos dianteiros que realçam o seu carácter ecológico.
Especificações para o modelo:
Ambos estão bem equipados e podemos ver coisas como o sistema de infoentretenimento semelhante a um tablet colocado acima das saídas de ar centrais, um painel de instrumentos digital, controle climático automático com função de duas zonas e transmissões automáticas. Além disso, o Arona da foto, que é praticamente o mesmo carro baseado na plataforma MQB A0, foi equipado com um teto solar para deixar entrar mais luz natural.
A construção é a pedra fundamental de muitos outros veículos nascidos sob o teto do Grupo Volkswagen, incluindo Audi A1, Skoda Fabia, Scala e Kamiq, VW Polo, T-Cross, Virtus e outros. Como nota final, lembramos que a SEAT não é comercializada nos Estados Unidos e não planeja expandir suas operações no lado esquerdo do Oceano Atlântico.