RoboTire: IA começaram a trocar pneus

O RoboTire usa dois braços de seis eixos, um para cada lado do carro. Os braços são do mesmo tipo que as montadoras usam nas linhas de montagem, com a capacidade de levantar cargas pesadas. O sistema é alimentado por IA, que usa câmeras para escanear a roda de um carro e anota a localização da roda e seu padrão de parafuso. Uma vez escaneado, o torquímetro embutido no braço desaparafusará individualmente cada porca lug, e o braço então agarrará a roda e a removerá antes de recolocar uma nova roda ou um pneu recém-trocado.

Atualmente, é necessária a supervisão humana em todo o processo, e ainda é necessário um técnico para levar a roda desmontada para uma máquina de troca de pneus. Mas as informações que o RoboTire obteve de suas câmeras são retransmitidas automaticamente para a máquina de troca de pneus para economizar tempo.

RoboTire: IA começaram a trocar pneus

Veja mais: Lançamento: Peugeot 208 Style 2023

Graças à IA, sempre se diz que a máquina está aprendendo. Isso significa que não importa o tamanho da roda ou padrão de parafuso que você traga, ele será capaz de descobrir. Pode até funcionar se a roda estiver endurecida na lama ou na neve, desde que a borda das porcas esteja visível. São quatro lojas com máquinas RoboTire em operação, todas conectadas. Essa mente coletiva permite que os robôs fiquem mais rápidos à medida que “treinam” em diferentes rodas e tamanhos.

É fácil ver algumas vantagens, com os elementos de trabalho intensivo da troca de pneus, como levantar uma roda pesada e colocá-la em um carro, agora não é mais um problema para os mecânicos. No entanto, a Fox News Digital informa que o objetivo final do sistema RoboTire será uma solução totalmente autônoma.

Este poderia ser o começo do fim para os técnicos da loja de pneus? A empresa parece minimizar o risco de impactar os empregos, com seu site sugerindo que o sistema tornará o trabalho mais seguro para os técnicos. Mas você deve se perguntar o que está reservado para o futuro da troca de pneus.

Na verdade, o proprietário da Creamery Tire na Pensilvânia, Rich Shainline, observou que seu robô RoboTire ajudou a empresa a lidar com a atual escassez de mão de obra. “Nossa grande coisa é que temos que mover o produto e posso colocar um cara nisso em vez de dois”, disse Shainline.

Embora os preços não tenham sido disponibilizados publicamente, a RoboTire espera que a maioria das operadoras veja o retorno dentro de um ano, levando em consideração o aumento da produtividade e a redução dos custos de mão de obra.