Renault R5 Turbo 3E: A lenda está de volta

A Renault sabe que a nostalgia vende, e com o retorno do Renault R5 Turbo 3E, eles esperam voltar ao caminho do sucesso. A receita, no entanto, será ligeiramente alterada, pois o carro utilitário francês voltará dos mortos como um atraente carro urbano elétrico. De certa forma: uma repetição do movimento da Fiat com o legendário 500e. E se tudo correr conforme o planejado, poderão criar uma gama completa para satisfazer os clientes mais exigentes.

Renault R5 Turbo 3E

É por isso que foi criado o Renault R5 Turbo 3E: a versão elétrica do lendário R5 Turbo. E assim como a Porsche fez em sua época, eles incorporaram a designação Turbo em um carro elétrico. Mas eles não estão esquecendo seu passado glorioso, pois o nome 3E significa que é o terceiro da saga e o “E” significa que é elétrico. Mas seu legado não se limita apenas a um nome legal ou um olhar que à primeira vista mantém a essência do clássico…

Veja Também:

O Renault R5 TURBO 3E tem uma potência elétrica de 280 kW (380,8 cv) e 700 Nm de torque

Antes de lhes contarmos seus segredos técnicos, vamos dar uma olhada na aparência do Renault R5 Turbo 3E. Tem 4 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,32 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,54 metros. Em geral, embora de forma futurista, respeita o design frontal com faróis quadrados e uma grande entrada de ar no pára-choques. Na lateral, tem arcos de rodas muito largos e um grande spoiler na parte traseira.

Como mencionado acima, o Renault R5 Turbo 3E é elétrico e, como seus predecessores, a energia é fornecida ao solo através da suspensão traseira. É alimentado por dois motores (um em cada roda) que fornecem 280 kW (380,8 cv) e 700 Nm. Além disso, para emular sua essência, os engenheiros colocaram as baterias no eixo traseiro. O R5 3E é, portanto, um carro “mid-engine”.

Finalmente, pesa 1.000 quilos sem baterias (com as baterias adicionadas, pesa 1.500 quilos). São de lítio-íon e têm uma capacidade de 42 kWh, que podem ser carregados em cerca de duas horas com um carregador 380 V/32 A. Em termos de desempenho, ele tem uma velocidade de 0 a 100 km/h de 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Ah, e a alavanca do freio de mão é manual para drifting?

O R5 Turbo 3E poderia chegar ao mercado?

Como você sabe, a Renault revelará o R5 Turbo 3E no próximo Salão Automobilístico de Paris. Entretanto, é praticamente impossível que ele chegue às ruas, pois o custo de desenvolvimento tornaria o preço do carro exorbitante. 

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.