Helmut Marko diz que a confiabilidade é apenas um problema enfrentado pela Red Bull no momento – seu RB18 também está atrasado em relação à Ferrari e é muito pesado.
Pela segunda vez em três corridas, Max Verstappen registrou um DNF, o atual campeão mundial se aposentando do Grande Prêmio da Austrália enquanto corria em segundo lugar.
Foi um resultado decepcionante, o holandês perdeu 36 pontos, já que também era P2 no Bahrein quando saiu da pista.
Ele tem dois DNFs em seu nome, enquanto seu companheiro de equipe Sergio Perez tem um, o piloto mexicano também não pode terminar no Bahrein.
Mas, embora essa seja uma preocupação premente, não é o único problema que a equipe Red Bull está enfrentando, já que seu RB18 não conseguiu ficar com a Ferrari de Charles Leclerc ao redor do circuito de rua Albert Park.
“E além de não ter ritmo, também estava mastigando os pneus muito mais rápido do que a Ferrari. Há duas ou talvez três coisas diferentes em jogo”, disse Marko à Servus TV.
“Em primeiro lugar, os problemas de confiabilidade, que mal tivemos no ano passado, mas o atraso atrás da Ferrari também foi alarmante hoje. Eles simplesmente controlaram o ritmo e fizeram isso sem problemas. Se Max acelerou, Leclerc poderia reagir facilmente.”
Ele acrescentou: “Ficamos negativamente surpresos com a velocidade da Ferrari. Eles quase não tinham granulação e nós já tivemos depois de algumas voltas. Ferrari pode encontrar um bom equilíbrio com o carro mais facilmente. E então, é claro, há o peso do carro”. Diz-se que o RB18 é um dos mais pesados da grade e isso lhes custou tempo de volta.
“Somos claramente mais pesados do que a Ferrari”, disse Marko. “Acho que temos uma desvantagem de peso de cerca de 10 quilogramas. Convertido em tempo de volta, isso equivale a cerca de três décimos por volta.”
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre a F1 da internet