Escassez de chips tem dificultado a vida das montadoras, e com a Volkswagen não está sendo diferente, pois a VW está sendo obrigada a operar apenas um turno na fábrica de São Bernardo do Campo (SP); já a produção do T-Cross, no Paraná, permanece intacta, apesar da falta de chips.
Veja mais: Novo Honda City 2022
Ainda não foi confirmado pela Volkswagen, mas tudo indica que a partir do dia 1 de novembro, a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), vai operar em apenas um turno por falta de chips. A informação foi compartilhada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Caso essa paralisação seja confirmada, cerca de 1,5 mil funcionários por até cinco meses podem ter suspensão temporária de seus contratos de trabalho (lay-off). A produção de Nivus, Polo, Saveiro e Virtus será fortemente afetada.
Segundo a Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o T-Cross (produzido em São José dos Pinhais, Paraná) é o modelo mais vendido da marca no nosso mercado. Com 5.733 unidades vendidas em setembro. O Nivus também vem sendo prejudicado em vendas em detrimento das constantes paralisações de produção.
Outro modelo que também está não terá vida fácil é o seu arquirrival Tracker. Sua produção retornou às atividades recentemente depois sofrer alguns de meses de interrupção por falta de chips.
Essa situação complicou os planos da GM que já tinha planos para alavancar os emplacamentos do Tracker, que já vinha crescendo em vendas com 1.293 unidades que foram emplacadas em agosto e mais 3.936 unidades no mês de setembro.