Área de abastecimento de combustível em lados diferentes, porquê? Há uma razão fundamental para isto, que obviamente tem a ver com sua própria segurança e a segurança daqueles que viajam com você no carro. Quer ficar por dentro de tudo sobre esse assunto? Então, vamos lá!
Se a área de abastecimento de combustível está de um lado ou do outro é sempre um pouco confuso, bem como um mistério. Especialmente para os motoristas que têm dois carros, cada um com a entrada de um lado, e muitas vezes hesitam ou cometem um erro ao reabastecer.
Já sabemos que uma maneira de evitar cometer um erro é olhar para o símbolo da pequena bomba ao lado do indicador de combustível; se houver uma seta apontando para a esquerda ao lado do desenho, o tanque fica do lado do motorista.
Como saber a minha área de abastecimento de combustível?
Se a seta estiver apontando para a direita, ela está do lado do passageiro. Mas saber disso não responde à questão de por que a equipe de engenharia que projetou o carro escolheu um lado para a entrada e não o outro.
Os motoristas preferem tanques do lado do motorista porque é mais fácil para eles estacionar o carro ao lado da bomba e porque não precisam contornar a bomba para reabastecer.
Por outro lado, o que aconteceria agora que muitos carros são feitos para serem vendidos em inúmeros países?
Porque agradar os motoristas brasileiros ou latinos significaria renunciar aos ingleses, indianos ou japoneses.
Seria necessário redistribuir os componentes da mesma forma que o painel de instrumentos e o volante são trocados? Seria uma grande complicação.
Além disso, se todos os carros tivessem que abastecer no mesmo lado. Os postos de gasolina teriam filas muito longas nas bombas que permitem o estacionamento à esquerda.
Enquanto as que permitem o estacionamento à direita (em países onde as pessoas dirigem com o volante à esquerda) estariam quase sempre vazias devido ao problema de ter que puxar a mangueira para o lado oposto.
Os engenheiros não estão pensando no coletivo de motoristas ou nos engarrafamentos de trânsito na entrada dos postos de gasolina.
Eles estão preocupados apenas com seu projeto. E aqui devemos ter em mente que um carro é simétrico por fora, mas por dentro e por baixo não é simétrico.
E isto significa que os engenheiros têm que distribuir os componentes que não são visíveis como se estivessem jogando ‘Tetris’. Tentando equilibrar o peso entre o que eles colocam à esquerda e o que eles colocam à direita.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.