O Peugeot 3008 e o Peugeot 5008 são os modelos escolhidos pela marca para apresentar seu primeiro motor micro-híbrido, que substitui o motor a gasolina de 130 cv. Ele vai chegar no segundo trimestre do ano e estará disponível mais tarde nos modelos 208, 2008, 308 e 408.
O sistema utiliza o mesmo bloco de 1,2 PureTech, mas com um ligeiro aumento para 136 cv e 230 Nm de torque máximo. A isto se acrescenta um pequeno motor elétrico de 48V que é integrado à caixa automática de seis velocidades de embreagem dupla, adicionando 28 cv e 55 Nm.
Veja Tambem: O primeiro SUV da Ferrari tem agora um preço
Peugeot muda para motores micro-híbridos
Como em outros casos, este bloco vai ser para auxiliar o motor de combustão e reduzir o consumo de combustível.
Mas Peugeot diz que, em condições específicas onde há uma baixa demanda de energia, seus modelos poderão funcionar em modo 100% elétrico.
Apesar de possuírem uma configuração híbrida leve, eles atuarão em alguns casos como um híbrido auto-recarregável.
A montadora francesa não forneceu números específicos de consumo de combustível, mas diz que o sistema economiza 15% de combustível. Na cidade, ele alega uma economia de combustível de até 2,5 litros por 100 quilômetros. Na rodovia, a redução do consumo de combustível é de 0,7 litros, enquanto na rodovia permanece inalterada.
Também confirmou as emissões de CO2 de ambos os modelos. Que são reduzidas em média 20 g/km: 126 g/km para o Híbrido 3008 e 128 g/km para o Híbrido 5008.
Informações sobre o painel de instrumentos
Os modelos que utilizam este trem de força terão um display com informações específicas relacionadas à condução eletrificada.
O painel de instrumentos mostrará que o veículo está em modo de emissão zero (com o velocímetro azul), o fluxo de energia do sistema e o nível de carga da bateria.
Um medidor de energia (Carga, Eco, Energia) e a porcentagem da viagem que foi feito em modo elétrico também serão visíveis.
Além disso, como o sistema pode operar em modo elétrico sem fazer ruído, a velocidades abaixo de 30 km/h o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) entra em ação para avisar pedestres e ciclistas.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.