Os SUVs são mais perigosos para pedestres e ciclistas em colisões

Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstra com dados algo que é conhecido pela maioria das pessoas: os SUVs são mais perigosos do que os carros de passeio em colisões com pedestres e ciclistas. Infelizmente, nos EUA, os acidentes fatais envolvendo ciclistas aumentaram em 8% nos primeiros nove meses de 2022. 

De acordo com Sam Monfort, estatístico do IIHS e principal autor do estudo, “os SUVs tendem a derrubar ciclistas de forma mais severa”, podendo atropelá-los. No caso dos carros de passeio, por outro lado, o ciclista é projetado para o capô, reduzindo assim as fatalidades.  

Veja Também: A Bugatti está pronta com o supercarro mais radical de sua história

Frentes mais altas

Monfort acrescentou: “Logicamente, isso ocorre porque a parte dianteira mais alta de um SUV atinge o ciclista acima de seu centro de gravidade”. Fazendo com que ele caia no chão, onde as rodas, a parte inferior da carroceria ou o asfalto causam ferimentos.

O IIHS examinou dados detalhados de acidentes do International Center for Automotive Medicine’s Pedestrian Consortium em 71 acidentes com ciclistas em Michigan. Esses foram incidentes com um único veículo envolvendo um ciclista com 16 anos de idade ou mais.

Monfort descobriu que as lesões nas extremidades inferiores eram comuns em todos os 71 acidentes, independentemente de o veículo ser um carro ou uma SUV. Os ciclistas envolvidos em impactos graves também sofreram lesões na cabeça, no tronco, na coluna e no abdômen.

SUVs são mais perigosos

Corpo e cabeça mais afetados

O estudo revelou que as lesões corporais foram 55% maiores em colisões com SUVs do que com carros de passeio. Da mesma forma, os ferimentos na cabeça foram 63% maiores, embora o estudo não tenha encontrado diferença na gravidade entre SUVs e carros em outras áreas do corpo.

Um primeiro estudo do IIHS realizado em 2020 concluiu que os SUVs e suas frentes mais altas também são mais perigosos para os pedestres do que os carros de passeio. No entanto, ao contrário dos ciclistas, que sofrem lesões quando atingem o solo. Os pedestres tendem a sofrer danos na pélvis e no peito, onde o SUV os atinge diretamente.

Felizmente, a frenagem automática de emergência, que evita ou pelo menos reduz as graves consequências de uma colisão com pedestres, está se tornando cada vez mais difundida. Tudo o que resta é que motoristas, pedestres e ciclistas tenham o máximo de cautela.

Veja Também: Porsche 911 GT2 RS Clubsport Evo