Motores Toyota GR86 têm problemas com silicone

Alguns projetos de motores podem dar errado por um componente muito barato: o selante de silicone RTV. Afinal, o líquido pode se misturar com o óleo e causar uma falha de lubrificação que quebra o motor. Fato que aconteceu com o Toyota GR86.

Toyota GR86

O proprietário do Toyota GR86, entre os últimos carros esportivos acessíveis à venda, ficou chocado com um episódio infeliz nos Estados Unidos. Blake Alvarado levou seu GR86 a um evento de pista SCCA um dia. Meses depois de sua participação, o motor falhou, embora tenha dado partida, mas com um barulho diferente.

Problemas no Motor FA24D

O carro foi levado a uma instalação de serviço oficial, a Gulf States Toyota, para determinar o problema, e foi diagnosticado como um rolamento quebrado em um dos cilindros devido a causas não relacionadas à garantia. A concessionária tinha ouvido dizer que o Alvarado tinha ido a um evento de pista e tinha “abusado” do motor. Portanto, ele não estava coberto pela garantia.

Isso não impediu que o serviço oficial lhe cobrasse 11.000 dólares para colocar em um novo motor. Seu tinha falhado com apenas 22.160 quilômetros, um motor que tinha pouco uso. Alvarado recorreu a um advogado para encontrar uma solução, pois ele não podia arcar com um novo motor tão caro. As duas primeiras manutenções haviam sido feitas, a 5.000 e 10.000 milhas (falhou antes da mudança de 15.000 milhas).

Além disso, Alvarado tinha outra carta na manga, tendo encontrado selante adesivo de silicone no cárter, o que significava que o selante tinha se misturado com o óleo e entupido uma das vias de circulação de óleo. 

Motores Toyota GR86 na garantia

Alvarado não foi o único, pois mais proprietários da GR86 reclamaram que também tinham encontrado o silicone onde ele não deveria estar. Parece ser um defeito de fábrica dos motores FA24D, e que a falha de lubrificação não está relacionada com o uso dos carros na pista.

Além disso, toda manutenção deve ser realizada pontualmente, em um centro de serviço oficial e as contas devem ser mantidas. Contudo, esta é a prova de que o cliente fez as coisas certo. No caso de outra falha, será mais fácil conseguir um novo motor sob garantia ou deixar que um bom advogado faça a mesma coisa de maneira difícil.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.

preloader image
Carregando...