Com sua oitava geração prestes a ser atualizada, parece já confirmado que não vai ter nona parcela do Volkswagen Golf, pelo menos não com um motor a gasolina.
O Golf permaneceu inalterado como parte da gama mundial da Volkswagen desde 1974, mas seu tempo como compacto com motor a combustão está chegando ao fim à medida que a VW continua seu esforço total para a eletrificação.
Enquanto se espera que o nome Golf continue vivo em algum lugar da linha totalmente elétrica da marca. Confirmado que a atual oitava geração será a última versão do Golf como o conhecemos hoje.
Veja Também: Lançamento: Fiat Cronos 2023, mecânica e pontos chaves
Vítima dos tempos
Segundo uma entrevista com a imprensa alemã Automobilwoche, o novo Golf a gasolina é simplesmente uma vítima dos tempos.
Dado que o Volkswagen Golf 8 é relativamente novo e ainda está programado para uma atualização em meados do ciclo em 2024, pouco antes de a marca lançar o que atualmente espera ser seus últimos carros a gasolina, nenhum Golf de próxima geração está atualmente programado para ser desenvolvido.
O conjunto final da marca de carros a gasolina totalmente novos, incluindo um novo Tiguan é uma propriedade Passat, que se seguiria logo em seguida, com a maior parte dessa linha permanecendo à venda até a década de 2030.
Esse plano depende das condições futuras do mercado, e o CEO da marca, Thomas Schäfer, não descartou a possibilidade de uma grande mudança. Forçando a VW a desenvolver outra variante de seu popular compacto a gasolina.
Entretanto, os gigantescos investimentos da marca no desenvolvimento de veículos elétricos sugerem que eles não vêem esse tipo de futuro no horizonte.
A marca GTI continua no Volkswagen Golf
Quanto ao sucessor elétrico do Volkswagen Golf, a marca já vem oferecendo o compacto ID.3 elétrico há algum tempo. Assim como o conceito Volkswagen ID.2all recentemente.
Presumivelmente, o crachá Golf acabaria encontrando seu caminho para o sucessor de um desses carros, que também sucederia o Golf como o conhecemos hoje.
Como a Volkswagen já anunciou, o crachá GTI acompanhará o Golf no mundo dos carros elétricos quando chegar essa hora.
Veja Também: Fiat Cronos: é o “novo VW Gol” do mercado brasileiro?