Um precursor neste campo, a Honda foi o primeiro fabricante na história a oferecer um modelo de produção alimentado por uma célula a combustível (FCEV). Foi o compacto FCX que, em 2002, estava à frente do pacote com sua tecnologia de hidrogênio.
O projeto teve anos mais tarde com o FCX Clarity. Entretanto, a novidade da tecnologia, seu alto preço de compra e a falta de disponibilidade do hidrogênio significaram que as vendas globais de tais carros foram muito baixas.
Agora, o fabricante japonês de carros está voltando. Ela anunciou um ambicioso programa para atingir uma produção de 60.000 carros a célula de combustível até 2030.
Convencida de que o hidrogênio será uma das soluções para eletrificar o transporte, a Honda conta com a apresentação desta tecnologia nos próximos anos.
Veja Também: Volkswagen Touareg reestilizado: chega em maio, SUV de luxo
O carro a hidrogênio da Honda
Primeiramente, para isso, ela vai aproveitar seus acordos com a gigante americana General Motors, com a qual já está trabalhando para desenvolver uma nova célula de combustível. Ela vai ser mais acessível do que as atuais e estará pronta para ser feitas até 2024.
Para reduzir os custos de desenvolvimento, a Honda planeja utilizar um carro existente e equipá-lo com este novo motor a hidrogênio.
Este é o novo CR-V recentemente revelado, que já está disponível tanto nas versões de motor convencional como híbrido. Sua moderna plataforma eletrificada também permitirá que o futuro motor movido a hidrogênio seja adaptado.
A Honda já anunciou que sua nova célula de combustível reduzirá seu preço em três vezes em relação aos modelos anteriores e planeja uma produção inicial de cerca de 2.000 CR-V FCEVs por ano.
Por enquanto, entretanto, planeja vendê-la apenas nos mercados japonês e norte-americano.
Mas o projeto vai além disso e prevê um desenvolvimento espetacular durante a próxima década, na qual a Honda planeja popularizar o hidrogênio em larga escala.
E não apenas em seus automóveis, mas também em outras áreas industriais importantes, tais como transporte pesado e maquinaria de construção.
Contudo, até mesmo a fabricação de pequenas estações para a produção de eletricidade que podem ser instaladas em qualquer lugar.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.