O primeiro carro elétrico da Toyota, desenvolvido desde o início, o Toyota bZ4X, está começando a dar um grande problema, pouco depois de sua chegada ao mercado. A Toyota foi obrigada a emitir um recall para sua novíssima SUV elétrica devido a uma falha na fixação da roda. Afinal, as rodas podem se soltar após apenas alguns quilômetros.
Então, em junho passado, o gigante japonês disse aos proprietários de um Toyota bZ4X elétrico para não dirigir seu carro devido à possibilidade de as rodas saírem. Estranho, não é mesmo? Vem conferir tudo sobre esse assunto!
Primeiro carro elétrico da Toyota
Recentemente, como o recall se arrasta até agosto sem solução no horizonte. A Toyota decidiu oferecer aos proprietários do bZ4X a chance de comprar seu carro de volta.
Um total de 2.700 Toyota bZ4X são afetados, dos quais 2.200 são destinados ao mercado europeu. Subaru também está recordando cerca de 2.600 Subaru Solterra pelo mesmo motivo (o Subaru Solterra é um clone do Toyota bZ4X).
De acordo com o alerta de segurança europeu “os parafusos das rodas podem se soltar, fazendo com que as rodas se soltem do veículo”. Isto pode levar à perda de controle do veículo, aumentando o risco de um acidente.
Substituir o carro ou vender o carro à Toyota?
Enquanto isso, a Toyota enviou uma carta aos proprietários afetados do bZ4X oferecendo a eles a escolha entre um carro substituto e um pacote de incentivos e apoio ou a compra do carro de volta.
Um usuário da Reddit no sub-fórum do primeiro carro elétrico da Toyota explicou em detalhes quais opções os proprietários da SUV elétrica receberam, pelo menos nos EUA.
O primeiro é um carro de reposição gratuito com reembolso de gasolina, bem como $5.000 para quaisquer contas pendentes, ou através de um desconto se o carro já estiver pago, bem como uma extensão da tarifa gratuita e garantia para o dono do carro.
A segunda opção é muito mais radical e relativamente incomum neste setor, a Toyota está oferecendo a compra de seu bZ4X de volta.
Sendo assim, a oferta da Toyota para comprar o carro de volta está sendo interpretada como prova da falta de uma solução para um problema aparentemente simples. É especialmente gritante para um fabricante que produz 10 milhões de carros todos os anos e não perde suas rodas quando chega à estrada.
Portanto, este anúncio vem em um momento em que a demanda por carros elétricos é alta e as fábricas não conseguem produzir no ritmo exigido pelo mercado devido à falta de abastecimento (especialmente de microchips, mas não apenas disso).
Contudo, alguns clientes da Toyota que ainda não receberam seu bZ4X estão considerando cancelar sua compra devido à aparente falta de uma solução e atrasos de produção da Toyota.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.