Provavelmente o carro mais importante da empresa japonesa nesta década é o Nissan Ariya. Ele se trata de um crossover elétrico que visa definir o roteiro para os próximos anos, o que define o DNA da próxima geração de veículos da Nissan. Vem conferir tudo agora!
Embora não sejam os primeiros neste segmento, como foram com o Qashqai, chegar mais tarde permitiu-lhes evitar cometer os mesmos erros que já viram em outros. É oferecido em várias versões com até 500 quilômetros de alcance, um design marcante e tecnologia futurista como mostraremos a seguir. Com seu orçamento iniciando em R$253.100.
Nissan Ariya: foco da marca japonesa
O primeiro vislumbre do Nissan Ariya veio há alguns anos com um protótipo com o mesmo nome. É um produto vital para a marca japonesa, pois é o primeiro carro elétrico que vai sair após o sucesso da Folha Nissan, que foi uma das primeiras. Ela se baseia na plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e está sob pressão para liderar as vendas para este tipo de produto nos próximos anos.
Motor
O Nissan Ariya é oferecido em três versões diferentes em nosso mercado. Com a bateria de 63 kWh, há um modelo básico com um motor elétrico de 217 cv e 300 Nm de torque que atingiria um alcance de até 403 quilômetros. Com a bateria de 87 kWh há uma versão intermediária com 242 cv e 300 Nm de torque, que alcança um alcance de até 533 quilômetros. Ambos são de tração dianteira, mas há um Ariya e-4orce topo de gama, com a bateria de 87 kWh. Mas uma potência de 306 cv graças a um segundo motor elétrico no eixo traseiro. Um alcance de até 500 quilômetros.
Contudo, ela acelera de 0-100 km/h em 7,5 segundos e sua velocidade máxima é limitada a 160 km/h. Atinge um alcance de 403 quilômetros e pode ser recarregado de diversas maneiras. Um carregador de 7,4 kW é padrão, mas um carregador trifásico de até 22 kW está disponível como uma opção. Sendo assim, a potência máxima em que pode recarregar em corrente contínua é de 130 kW. Nada exagerado, mas já permite recarregar até 267 quilômetros de alcance com apenas meia hora de carga (de 10 a 80 % em 35 minutos).
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.