Montadora suspende produção devido ao retorno da escassez

O consenso agora é que a escassez de chips está diminuindo lenta mas seguramente, com analistas do setor esperando que o mundo retorne aos níveis de estoque anteriores a 2020 até o final do ano. Mesmo assim, uma montadora suspende produção.

Montadora suspende produção devido ao retorno da escassez de chips
Escassez de chips

Veja mais: A Volkswagen Amarok 2023 chegado as concessionárias

Em teoria, isso significa que as montadoras não teriam mais dificuldades com a falta de semicondutores, podendo eventualmente construir veículos e enviá-los aos clientes em tempo hábil.

Montadora suspende produção e o motivo é bem conhecido

Em um momento em que todos parecem sonhar com o fim da escassez de chips, a marca Volkswagen luta com uma grave falta de semicondutores. E devido às interrupções que a crise de chip causou em suas operações, a Skoda não teve outra opção senão interromper temporariamente a produção de vários modelos.

A paralisação temporária da produção foi revelada por sindicatos, que também confirmaram que Octavia, Enyaq, Fabia, Scala e Kamiq foram impactados pelo corte de produção.

Devemos nos preocupar?

Teoricamente, a produção deve voltar ao ritmo normal em alguns dias, já que a paralisação ocorre apenas nesta semana.

Os sindicatos afirmam que o estoque atual de semicondutores é mais uma vez muito limitado. As primeiras semanas do ano testemunharam uma melhora significativa em termos de fornecimento de chips, mas a Skoda está sentindo o impacto da crise de semicondutores mais uma vez.

Embora os analistas do setor acreditem que o fim da escassez de chips já esteja no radar, as montadoras não estão tão otimistas. Várias empresas já alertaram que as dificuldades dos semicondutores continuariam este ano, com as previsões mais pessimistas antecipando problemas na cadeia de suprimentos também em 2024.

A General Motors, por exemplo, não espera que a situação dos chips termine este ano. O CEO da empresa disse recentemente que 2023 será um ano desafiador no que diz respeito aos chips, alertando que a escassez também pode continuar além deste ano.

A Toyota, que anunciou recentemente sua meta de produção para 2023, enfatizou que suas estimativas podem sofrer uma queda de 10% devido ao mesmo problema de chip. A empresa explicou que os desafios atuais, incluindo a crise da saúde e o aumento da inflação, impossibilitam uma previsão precisa, especialmente porque a produção de veículos pode desacelerar nos próximos meses.

Enquanto isso, os fabricantes de chips estão vendo seus livros de pedidos ficarem vazios mais uma vez, especialmente após uma queda maciça na demanda por eletrônicos, como PCs e telefones. O mercado automotivo é o que lidera a demanda na indústria de chips por enquanto, mas acredita-se que o estoque necessário não esteja pronto até 2024, no mínimo.

Enquanto isso, a suspensão da produção da Skoda mostra que a escassez de chips ainda não acabou, então o mundo automotivo deve se preparar para outra onda difícil da crise, com mais montadoras provavelmente fazendo anúncios semelhantes mais cedo ou mais tarde.

preloader image
Carregando...