A McLaren F1 chocou o mundo em 1992, ao mesmo tempo, a Mitsubishi decidiu usar o sistema de transmissão AWD do Galant original no Mitsubishi Lancer. Eles fizeram duas versões dele, o RS e o GSR, e o primeiro era um modelo que carecia de itens como vidros elétricos e freios ABS. O resultado foi um veículo mais leve que fedia em todos os tipos de superfícies soltas.
Batizado de Mitsubishi Lancer Evolution I, ele permaneceu em produção nos dois anos seguintes, quando seu sucessor, o EVO II, foi lançado. O EVO III, IV, V e VI foram lançados em 1995, 1996, 1998 e 1999, respectivamente, e em 2001, a montadora japonesa agraciou o mundo automotivo com o EVO VII. Dois anos depois, o EVO VIII foi lançado e o EVO IX viu a luz do dia em 2005. O modelo EVO final foi o X e permaneceu em produção de 2007 a 2016.
O que barra um Mitsubishi Lancer EVO XI versão Rally?
Veja mais: Volkswagen Jetta GLI 2024: Edição especial do 40º aniversário
O EVO X foi a última vez que a Mitsubishi usou a placa de identificação em um carro. Desde que partiu para o Japão, houve vários rumores afirmando que eles eventualmente dariam outra chance. Mas como a maioria dos compradores de carros novos prefere crossovers e SUVs hoje em dia, um sedã de rali com tração nas quatro rodas não soa como um gerador de dinheiro. Portanto, provavelmente nunca mais voltará ao mundo automotivo, não como todos nós o conhecemos. E isso é um pensamento muito triste que deixa seus fãs e seu adversário direto da Subaru em lágrimas, já que não tem mais um companheiro de brincadeira.
A Mitsubishi o enviou com o Lancer EVO X Final Edition. A produção foi limitada a 1.000 cópias, e todas foram comercializadas no Japão, com 291 cavalos de potência e 406 Nm de torque. Freios Brembo, atualizações de chassis, rodas leves feitas por BBS, assentos esportivos Recaro e alguns outros bits e bobs o separaram do resto da linha, e eles até o visualizaram com um conceito que tinha 473 cavalos de potência disponíveis.
Agora, enquanto choramos pelo EVO, vários artistas de renderização tentaram imaginar como seria um moderno. O trabalho digital de Kelsonik no Lancer EVO XI é muito familiar, já que já o cobrimos algumas vezes, e o manipulador de pixels agora está de volta com outra versão CGI do modelo. Ele tem uma aparência mais futurista com faróis inclinados e uma grande grade, e possui maçanetas embutidas. A carroceria reforçada compreende arcos de roda largos, um novo avental, saias laterais esportivas e uma grande asa na traseira. O carro de rali tem acabamento em amarelo com alguns detalhes em preto, e nós adoramos isso. Pena que a Mitsubishi não.