Para a temporada de 2022, fomos abençoados com um ano na Fórmula 1 que foi emocionante e chato. Enquanto o campeonato estava fechado, vimos um grande retorno da Mercedes enquanto a Ferrari estava ocupada fornecendo à internet motivos para tirar sarro deles. Mas a McLaren deveria está preocupada.
Veja mais: google Maps
Isso certamente tornará as próximas temporadas interessantes também, com mudanças quase garantidas na estrutura das equipes que optaram por fazer uma mudança. No entanto, há uma coisa que não mudou.
Esse é o ritmo sólido de Lando Norris. Apesar do decepcionante desempenho da equipe de Woking em 2022, o jovem talento britânico conseguiu alguns resultados impressionantes. Ele manteve a equipe na batalha pelo quarto lugar na classificação, chegando a marcar um pódio no Grande Prêmio da Emilia Romagna dirigindo um carro abaixo da média. Ainda mais impressionante é o fato de ele ter sido o único piloto a não pilotar para uma equipe de ponta.
Com a velocidade que ele mostrou também chamou muita atenção, até mesmo da Red Bull. No entanto, Norris permanece leal à McLaren. O CEO Zak Brown acha que isso se deve em parte ao quão confortável Lando se sente na equipe. Ele também acha que o piloto britânico acredita na jornada da McLaren e tem confiança de que a equipe fornecerá um carro vencedor.
Com Norris tendo assinado uma extensão de contrato no início deste ano, não há pressão imediata. Mas a equipe também não pode descansar, pois só tem mais três anos para provar que pode se tornar vencedora.
No entanto, há uma questão fundamental subjacente em jogo que sugere que a equipe deve se preocupar em perder seu piloto principal. A McLaren ainda está com problemas financeiros. Sim, a Fórmula 1 agora tem um limite de custo, mas ainda estamos falando sobre grandes quantias de dinheiro necessárias a cada temporada.
Apesar de ter vendido mais de R$ 500 milhões em veículos tradicionais, uma recapitalização do negócio ainda é provável no início de 2023. Vendas lentas e gargalos na cadeia de suprimentos colocaram a McLaren em uma situação terrível, e vimos o que acontece com as equipes de Fórmula 1 quando o o financiamento seca.