A empresa afirma que o carro mais pesado terá 600 quilômetros de alcance, o que pode significar que cada módulo ofereceria 150 km se não fosse pela redução de peso. A verdade é que dois módulos levarão os carros a mais de 300 km, porque serão muito mais leves. Infelizmente, a LIUX não divulgou quanto pesa sua bateria modular.
Veja mais: Chevrolet
Se a empresa fabricasse um componente de alta tensão diferente para cada um de seus veículos, isso representaria custos de desenvolvimento mais altos. E essa não é a única vantagem que a ideia traz: os compradores do LIUX podem ser os que mais benefícios trazem.
Quando uma bateria apresenta um problema, geralmente está relacionado a algumas células, não a todas. Tanto é assim que algumas oficinas focadas em carros elétricos tentam consertar isso substituindo os módulos defeituosos. Isso não está isento de controvérsias, e algumas outras oficinas afirmam que apenas parece corrigir o problema: eventualmente acontecerá novamente.
Agora imagine isso com um veículo que possui baterias modulares. Se um deles estiver com defeito, os outros podem continuar funcionando até que o defeito seja resolvido, o que evita que o carro pare no meio das rodovias, como alguns Teslas estão fazendo.
Além de permitir que o veículo não pare (mesmo que com autonomia reduzida), as baterias modulares também reduzem os custos de reparo. Se uma bateria custa cerca de R$ 100.000, quatro menores fazendo o mesmo trabalho devem custar R$ 25.000 cada.
Isso vai contra a tendência atual de construção cell-to-pack (CTP) e cell-to-body (CTB). Nesses métodos, as baterias individuais são instaladas diretamente na mochila ou na carroceria do carro. Isso aumenta a densidade de energia porque as células não precisam dividir espaço com caixas e outras estruturas e elementos de um módulo ou pacote.
Por mais que isso pareça fazer sentido, só podemos confirmar quando tivermos certeza de que as baterias vão durar mais do que o carro. Atualmente, os EVs mais antigos estão se transformando em material de ferro-velho simplesmente porque suas baterias falharam na garantia e não faz sentido financeiro dar-lhes uma nova. Com a tecnologia de bateria que temos hoje em dia, é mais sensato ter baterias que você possa reparar ou substituir a custos mais baixos. É isso que torna a ideia do LIUX brilhante.