Leilão de Motos Detran: Como Funciona e Como Participar

Pensando em comprar uma moto, mas quer economizar um pouco e fugir das motos novas de concessionárias ou de segunda mão e não sabe por onde começar? Então, hoje vamos te mostrar um pouco mais sobre uma opção que vem ficando bastante popular, os leilões, mas precisamente o leilão de motos do Detran.

Os leilões vem ganhando muito destaque no Brasil, por oferecer ótimas oportunidades de negócio, com diversos modelos usados, novos e seminovos disponíveis por preços bem acessíveis. Dessa forma, você aproveita um preço abaixo de mercado e ainda leva uma boa opção para casa no leilão de motos do Detran.

Como funciona o leilão de motos Detran

O leilão de motos Detran funciona como qualquer outro leilão, online ou presencial. As motos são colocadas a venda e os interessados podem dar lances pelas motos, com o maior vencendo. Contudo, existem duas formas de leilão atualmente, a tradicional, em que os interessados podem ir dando lances até o final do leilão e o maior vence. E um segundo modelo, onde cada pessoa pode dar apenas um lance sabendo o valor mínimo da moto, e ao final o maior lance vence.

Os veículos vem de operações feitas pela polícia que apreendem as motos que estão em estado irregular, algumas com atraso de documentação, outras alienadas por dividas com os bancos e até mesmo sucatas. Após 60 dias no pátio elas podem ir a leilão, se os donos não resolverem as pendências. Mas, após a compra no leilão o veículo vai ser regulamentado e você poderá rodar com ele sem nenhum problema.

Para saber quais veículos tem interesse em adquirir, o Detran cria um Edital com todos os detalhes sobre o evento e também sobre cada moto que estará disponível e em qual lote. Em alguns casos, o Detran pode levar o leilão online para outros sites de casas leiloeiras, o que é bem comum. Mas, os leilões presenciais continuam sendo realizados pela própria instituição.

Como participar de um leilão do Detran

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem participar de um leilão do Detran. Como os leilões são feitos pelas instituições de cada estado, pode haver mudanças nas regras para participar, inclusive na documentação exigida. Mas, na maioria dos casos pessoas com pendências financeiras relacionadas a veículos não podem participar.

Já para aqueles que desejam participar, sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas devem enviar cópias digitalizadas dos documentos para o e-mail da instituição leiloeira, como no caso do Canal Judicial que realizou o leilão para o Detran no Mato Grosso: cuiaba.nucleo@sbjud.com.br, por exemplo.

Os documentos exigidos para Pessoa Física são: RG, CPF e comprovante de residência (com data máxima de 30 dias anteriores ao leilão). Enquanto isso, para Pessoa Jurídica são: Contrato Social (devidamente registrado), Cartão de CNPJ e documento de identidade RG e CPF do sócio dirigente, proprietário ou representante legal.

Faça a sua inscrição no leilão de motos Detran

Então é isso, agora você já sabe como participar e como funciona o leilão de motos Detran, bem como a origem dos veículos. Lembre-se de acessar o site do Detran do seu estado e criar um cadastro, bem como no site onde o leilão vai ser realizado. Para isso:

  1. Acesse os sites do Detran e da empresa leiloeira;
  2. Informe os seus dados pessoais, e-mail, senha e mais informações solicitadas;
  3. Crie um nome de usuário e senha;
  4. Pronto! Confirme a sua inscrição no e-mail ou telefone e sua conta está ativa.

Lembre-se, caso consiga arrematar uma moto no leilão Detran você precisa assegurar o pagamento. Após o pagamento ser confirmado, você vai receber as instruções para regularizar o veículo e fazer a retirada com a documentação já em dias. Agora, boa sorte e bons lances!