As coisas não correram exatamente como planejado para Lando Norris ou para seu companheiro de equipe novato na McLaren, Oscar Piastri, na primeira corrida da temporada 2023 da F1 no Bahrein, com Piastri abandonando na volta 15 e Norris cruzando a linha como último dos finalistas em 17º lugar.
Esses líderes foram, é claro, Max Verstappen e Sergio Pérez, que marcaram uma dobradinha no poderoso Red Bull RB19, levando alguns (incluindo George Russell) a supor que os campeonatos de pilotos e construtores já estão fechados. Mas alguém pode desafiar os atuais campeões este ano? Lando Norris não tem duvidas.
Veja mais: Volkswagen Arteon: versão se destaca no mercado mundial
Lando Norris avalia as equipes
“Acho que o Aston está na melhor posição no momento”, disse o piloto de 23 anos. “Eles têm um carro jovem em termos de filosofia e desenvolvimento e fizeram um trabalho muito bom no Bahrein. A Red Bull parece ser a equipe dominante no momento e é claro que eles estão claramente à frente de todos, mas eu não sei, por alguma razão parece que todos fizeram mais suposições para o resto do ano do que nunca, apenas após a primeira rodada.
“Sim, no momento a Red Bull está no controle total, mas a Aston parece ter potencial e acho que a Ferrari é a mesma. A Mercedes parece estar um pouco atrasada, mas tudo isso pode mudar em uma temporada tão longa”. Em termos do que a McLaren almeja, “apenas pontos” é a meta para o GP da Arábia Saudita deste fim de semana, de acordo com Norris.
“Acho que tivemos uma chance razoável de marcar pontos no Bahrein. Estávamos dentro dos pontos antes de começarmos a ter problemas, então acho que é um bom objetivo para nós. “Sim, no momento a Red Bull está no controle total, mas a Aston parece ter potencial e acho que a Ferrari é a mesma. A Mercedes parece estar um pouco atrasada, mas tudo isso pode mudar em uma temporada tão longa”.
O que pode acontecer na Arábia Saudita
Em termos do que a McLaren almeja, “apenas pontos” é a meta para o GP da Arábia Saudita deste fim de semana, de acordo com Norris. “Acho que tivemos uma chance razoável de marcar pontos no Bahrein. Estávamos dentro dos pontos antes de começarmos a ter problemas, então acho que é um bom objetivo para nós.
Se esse resultado no Bahrein o afetou, Lando não está demonstrando. O britânico descartou qualquer conversa sobre uma crise na McLaren e disse que o clima no acampamento estava “ótimo”.
“Entendemos que, como pacote e como carro, não está nem perto de onde queremos que esteja, mas o que piorou ainda mais no Bahrein foram os problemas de confiabilidade. Claro que você sempre quer começar bem, mas é a primeira rodada de 23.
“Temos todas as nossas metas definidas”, disse Norris ao TG. “Trata-se apenas de realmente concluir o que nos propusemos a alcançar. Então é isso que estamos tentando fazer agora. Temos nossa primeira atualização chegando em Baku. O resto é apenas um passo ou uma corrida de cada vez e ser o melhor que pudermos até termos mais oportunidades de seguir em frente.”