Em um mundo onde os carros urbanos movidos a ICE estão se tornando uma espécie em extinção, a Kia Picanto 2023 se mantém relevante com uma atualização abrangente. O mais pequeno membro da gama Kia adota um estilo mais agressivo juntamente com uma melhor tecnologia no habitáculo, embora esteja agora disponível exclusivamente com motores naturalmente aspirados, perdendo a opção turbo.
O Picanto de terceira geração foi originalmente apresentado em 2017 e recebeu uma leve atualização em 2020. Desta vez, a Kia é mais séria quando se trata de atualizações de estilo, com o Picanto adotando a linguagem de estilo “Opostos Unidos” de maneira única.
Especificações para Kia Picanto 2023:
Veja mais: Hyundai Kona Electric 2024: O EV tem valor chocante
No estilo típico da Kia, só conseguimos ver o carro-chefe GT-Line e não o modelo básico que adotará um design mais simples para o kit de carroceria. Não há menção ao acabamento X-Line estilo crossover, então há uma chance de ele ter sido descontinuado.
O modelo básico vem de fábrica com rodas de 14 polegadas, em contraste com o GT-Line, que recebe ligas de 16 polegadas com acabamento em corte de diamante. A paleta de cores é composta por 9 opções, incluindo 4 novas tonalidades (Signal Red, Smoke Blue, Sporty Blue e Adventurous Green).
Sem Turbo Power para o Picanto
Apesar de parecer um pequeno hot hatch, o Picanto reformado é na verdade mais lento do que seu antecessor, já que o motor turbo 1.0 T-GDi com 99 cv (74 kW/100 cv) foi descontinuado da linha. Isso é meio estranho, já que o Hyundai i10 recentemente reformado e mecanicamente relacionado mantém essa opção.
A Kia não mencionou os números de saída, mas no irmão Hyundai i10 o 1.0 litro produz 67 cv (66 cv) e o 1.2 litros é bom para 83 cv (62 kW/84 cv), respectivamente. A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de 5 velocidades ou de uma caixa manual automatizada de 5 velocidades. O Kia Morning de especificação coreana está disponível exclusivamente com um motor de 1,0 litro e uma automática diferente de quatro marchas.
Em termos de dinâmica de direção, o Picanto mantém a configuração esportiva da suspensão, a vetorização de torque por frenagem e a direção rápida que o colocam entre as opções mais divertidas de dirigir do segmento A. A Kia espera que o Picanto renovado continue o sucesso de vendas de seu antecessor, que é o produto mais vendido da montadora em várias regiões. Não sabemos se este será o último Picanto com motor ICE, mas a estratégia da Kia inclui 15 novos modelos totalmente elétricos até 2027.