Hyundai N Vision 74: um carro esportivo com design antigo

Junto com o RN22e, a Hyundai revelou outro protótipo intrigante, que certamente atrairá a atenção dos fãs de carros de performance em todo o mundo. Como a primeira, a Hyundai N Vision 74 é o que a empresa chama de “laboratório de laminação” para os engenheiros da empresa testarem tecnologias avançadas antes de aplicá-las em futuros modelos de produção.

Hyundai N Vision 74

Para entender a Visão 74 da N, é necessário um pouco de contexto histórico. O primeiro modelo de produção da Hyundai foi o Pony, projetado pelo maestro Giorgetto Giugiaro e revelado no Salão de Turim de 1974. O Pony tinha um design semelhante ao Volkswagen Golf original do mesmo ano, também de Giugiaro, mas com uma linha de telhado muito mais elegante e detalhes mais esportivos. Na verdade, a importância do modelo para a marca é tal que a Hyundai revelou um Restomod em 2021.

Hyundai N Vision 74: Esportivo com design antigo

Há alguns anos, o chefe de design da Hyundai Sangyup Lee e sua equipe de design descobriram esboços e planos nos arquivos da marca que eram para uma versão de produção previamente desconhecida do Pony Coupe. Teria sido uma contrapartida fantástica do Pony, mas nunca se concretizou. A Hyundai não tinha um motor adequado para o carro. Naquela época, a empresa sediada em Seul não era a referência que é hoje.

O Hyundai N Vision 74 é uma reinterpretação moderna daquele Pony Coupé. Cumprindo o sonho de Giugiaro de como poderia ter sido o primeiro carro esportivo da Hyundai.

Portanto, este legado de design se une à era da eletrificação e da condução de alto desempenho para dar forma a este novo modelo que todos nós ficaríamos encantados de ver nas ruas. A iluminação pixel acrescenta um toque futurista.

Motorização do esportivo

Antes de tudo, seu trem de força é tão interessante quanto o projeto. O N Vision 74 é o último banco de testes de alto desempenho da Hyundai, seguindo os modelos RM baseados em Veloster (o RM19 de motor médio e o RM20e elétrico).

Mas, o N Vision 74 é o primeiro a usar um sistema de propulsão de célula combustível de hidrogênio, que a Hyundai diz ser o mais avançado até hoje. Há um conjunto de baterias de 72,4 kWh com capacidade para 800 volts e dois motores elétricos, ambos montados na parte traseira.

Isso alimenta uma pilha de célula de combustível de 85 kW com uma capacidade de tanque de 4,2 quilos. Sendo assim, a Hyundai diz que o veículo pode operar tanto em uma configuração somente elétrica ou com a célula de combustível completa como um todo, e tem um sistema de refrigeração de três canais que melhora o desempenho e a eficiência.

No total, o N Vision 74 gera 680 cv e 900 Nm, com velocidade máxima de 250 km/h (155 mph). Contudo, em termos de recarga, a Hyundai promete um enchimento de cinco minutos e um alcance de 600 km.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.