Olá querido leitor, mais um assunto aqui no Guia Auto Explica e hoje vamos trazer um pouco mais sobre o Spoiler automotivo. Essa é uma peça que está sempre presente nas conversas das pessoas que gostam de personalizar os seus carros mas poucos sabem como ele realmente funciona. Sendo assim, hoje estamos aqui para te trazer uma explicação rápida e leve do seu funcionamento.
Spoiler automotivo: Como funciona?
O Spoiler automotivo costuma ser muito confundido com o aerofólio traseiro e isso é um erro comum em sua análise. Então a primeira coisa que devemos fazer aqui é separar os dois, asa traseira e spoiler são coisas diferentes.
A segunda coisa que devemos explicar aqui é que existem dois tipos de spoilers automotivos. O primeiro deles é o dianteiro que fica na parte da frente do veículo. A sua função principal é evitar que o ar entre por baixo do carro e isso cria uma zona de baixa pressão abaixo do mesmo, “sugando” ele para o chão.
O segundo é o spoiler traseiro e o seu funcionamento é um pouco complicado, mas vamos lá. Muitas pessoas pensam que ele está ali para jogar a traseira do carro para o chão mas essa é a função da asa traseira. O spoiler por sua vez na realidade direciona o fluxo de ar que passa por cima do veículo para longe do mesmo.
Quando o veículo não possui essa peça o ar costuma “se agarrar” na parte traseira do veículo e “puxa” o mesmo por conta de uma zona de baixa pressão que se forma. Sendo assim, cria-se uma espécie de paraquedas que evita com que o carro use toda a sua força para ir para a frente. Caso tenha ficado alguma dúvida basta deixar nos comentários e tiramos todas elas.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.