A F1 chega a Baku após quatro semanas de folga, e há um novo formato de corrida de velocidade sendo lançado neste fim de semana. De fato, é incomum para a F1 ter uma pausa tão longa tão cedo na temporada, mas um mês depois do dramático e controverso Grande Prêmio da Austrália, as corridas estão de volta. E há um formato totalmente novo fazendo sua estreia no GP do Azerbaijão.
Sim, o Grande Prêmio do Azerbaijão é o primeiro de seis ‘fins de semana de sprint’ que ocorrerão em 2023, e esta semana a F1 confirmou planos de reformular o formato para incentivar mais riscos por parte dos pilotos. Parece divertido. E caro.
GP do Azerbaijão na sexta-feira:
Veja mais: Nova Amarok: o sucesso de vendas no Brasil
Enquanto a Red Bull busca a quarta vitória consecutiva em 2023 e Max Verstappen procura ampliar sua liderança sobre o companheiro de equipe Sergio Perez no campeonato de pilotos, aqui está tudo o que você precisa saber antes do GP do Azerbaijão.
O GP do Azerbaijão está sendo realizado em Baku em um circuito de rua que serpenteia pela cidade antes de percorrer uma estrada principal no que é um dos trechos mais longos passados a todo vapor durante toda a temporada. Seis Grandes Prêmios foram realizados em Baku desde o primeiro em 2016 (eles o chamaram de Grande Prêmio da Europa para começar) e ainda não vimos um piloto vencê-lo mais de uma vez.
Praticamente todo mundo espera que a Red Bull vença esta corrida, principalmente por causa da vantagem que o RB19 parece ter sobre o resto do pelotão no momento. E mesmo que Verstappen e Perez terminem atrás de seus rivais, a impressionante velocidade máxima do carro tornará a equipe praticamente impossível de parar na reta principal.
Verstappen vai para a corrida como favorito, mas Perez é um demônio certificado nas pistas de rua, então o mexicano não deve ser descartado.