A temporada de Fórmula 1 de 2023 até agora foi uma corrida de um cavalo, com a Red Bull dominando absolutamente o campeonato. Isso fez com que os fãs olhassem para a luta do “melhor do resto” pelo entretenimento, que está prestes a ficar mais interessante no GP da Espanha. Espera-se que a Ferrari traga atualizações, com a Mercedes já tendo feito isso em Mônaco, e tudo isso está acontecendo antes de uma corrida potencialmente molhada em Barcelona.
Historicamente, o Grande Prêmio da Espanha não tem sido uma corrida emocionante, geralmente sem ultrapassagens e batalhas acirradas. Mas qualquer coisa pode acontecer com o limite de custo em vigor, carros com efeito de solo, uma mudança no layout e um meio-campo extremamente fechado.
GP da Espanha de Fórmula 1 debaixo de chuva:
Veja mais: Ford Ranger Tremor 2024: Nova variante da Ranger?
Além disso, as previsões do tempo apontam para a possibilidade de chuva durante a corrida, o que não acontecia em Barcelona desde 1996. Como todos sabemos, a chuva é o grande equalizador da Fórmula 1. Embora seja improvável que alguém consiga desafiar Max Verstappen, pode proporcionar uma grande batalha atrás do atual campeão mundial.
A Red Bull também está definida para trazer atualizações para o Grande Prêmio da Espanha. E de acordo com Helmut Marko, a equipe tentará algo novo, o que significa que há pelo menos um vislumbre de esperança para as outras equipes de que tudo o que a Red Bull trouxer não funcionará.
E há mais razões para acreditar que os torcedores irão desfrutar de uma batalha feroz por pontos em Barcelona. Em primeiro lugar, a Mercedes trouxe algumas atualizações durante o Grande Prêmio de Mônaco que parecem ter funcionado como planejado. Lewis Hamilton e seu companheiro de equipe George Russell conseguiram terminar a corrida em quinto e sexto, respectivamente, durante um fim de semana em que começaram com o pé atrás. E as Silver Arrows não param, com atualizações esperadas para chegar neste fim de semana também.
Embora isso não signifique que a dupla britânica possa pressionar Fernando Alonso, que parece estar em sua melhor forma na última década, isso torna o meio-campo mais competitivo. Além disso, a Ferrari também deve trazer um pacote relativamente grande de suas próprias atualizações para a corrida em Barcelona.
Diz-se que o escopo das melhorias inclui atualizações no piso, difusor, suspensão e cápsulas laterais. Isso faz muito sentido, pois o piso e as laterais têm um grande impacto aerodinâmico, enquanto a suspensão pode ajudar com os aspectos anti-agachamento e anti-mergulho que foram cruciais para a Red Bull.
Como tal, muitas pessoas especulam que a Scuderia está tentando copiar o conceito de sidepod da Red Bull. Mas esse não parece ser o melhor caminho para a Ferrari seguir, já que o RB19 está muito distante de seu próprio carro de Fórmula 1, o que significaria que a equipe de Maranello teria que desenvolver uma especificação B completa.
O que é mais provável que aconteça é que a equipe procure a Aston Martin, já que seus side pods são muito mais parecidos com o que a Ferrari está usando. Isso significa que, se a Ferrari se inspirar na atual equipe vice-campeã, as atualizações seriam mais uma evolução do que uma nova ideia que precisava ser testada.
E a Scuderia é uma equipe que sempre busca obter resultados imediatos, o que significa que é mais provável que opte por esse tipo de abordagem. Portanto, o GP da Espanha deve ser um ponto de virada na temporada de 2023, com os fãs provavelmente vendo uma mudança no desempenho do meio-campo ou, no mínimo, resultados inesperados.