Fred Vasseur nomeado chefe de equipe da Scuderia Ferrari

Já faz algum tempo que os rumores sobre a saída de Mattia Binotto da Scuderia Ferrari começaram a se espalhar nas redes sociais. E isso levou a uma série de discussões sobre quem seria seu substituto a partir de 2023. Alguns apontaram que Andreas Seidl, da McLaren, poderia ocupar essa posição, mas parecia mais provável que Fred Vasseur, da Alfa Romeo, seria a melhor escolha para o italiano esquadrão.

Fred Vasseur nomeado chefe de equipe da Scuderia Ferrari
Um velho conhecido de Charles Leclerc

Veja mais: Honda Civic Type R

A Scuderia Ferrari anunciou que Fred Vasseur foi nomeado chefe de equipe e gerente geral de seu programa de F1. O piloto de 54 anos está envolvido com sucesso no automobilismo há mais de 25 anos. Ele alcançou resultados excepcionais na série GP2 com Nico Rosberg em 2005 e Lewis Hamilton em 2006.

Nas últimas seis temporadas, ele esteve no comando da equipe Alfa Romeo F1 e, posteriormente, falando da Sauber Motorsport. Durante esses anos, ele trabalhou com pilotos como Kimi Raikkonen, Antonio Giovinazzi, Robert Kubica e Pascal Wehrlein.

Em 2022, ele liderou a equipe em sua temporada de F1 de maior sucesso desde 2012. Valtteri Bottas e Zhou Guanyu acumularam pontos suficientes para permitir que a Alfa Romeo chegasse ao P6 no Campeonato de Construtores.

O que é ainda mais interessante notar é que em 2018, Vasseur trabalhou em estreita colaboração com Charles Leclerc ao longo da temporada, de modo que deve permitir uma comunicação mais fácil a partir de 2023. O francês terá muita montanha para escalar, já que a Scuderia Ferrari está ansiosa para voltar no topo do jogo depois de muitos anos de resultados decepcionantes.

Desde 2008, a equipe teve quatro titulares diferentes: Stefano Domenicali, Marco Mattiacci, Maurizio Arrivabene e Mattia Binotto. Como você pode ver, eles eram todos italianos, então deve ter sido uma decisão difícil para a Ferrari procurar uma solução em outro lugar.

Mas também devemos lembrar o que aconteceu na última vez que o time teve um diretor francês. Jean Todt esteve no comando da Scuderia Ferrari entre 1993 e 2007. Durante esse tempo os italianos ganharam seis Campeonatos de Pilotos (cinco com Schumacher, um com Raikkonen) e oito Campeonatos de Construtores!

Ficou claro ao longo da temporada de 2022 que Charles Leclerc e Carlos Sainz têm tudo para vencer o Campeonato Mundial. Eles enfrentarão uma competição séria de nomes como Verstappen, Perez e Russell em 2023. Mas a Ferrari espera que a experiência de Fred Vasseur forneça o ingrediente que falta para reivindicar o cobiçado título.