O Banco Central pressionou para um novo aumento de taxas, a Taxa Básica Selic de 2% para 2,75%. O novo aumento afetara diretamente o Financiamento de Automóveis gerando um aumento de 5 mil no pagamento anual.
Os bancos também ajustam as taxas de juros nas linhas de crédito, aumentando os custos com bens e serviços. Contudo, as altas taxas de juros da Selic mantêm muitos brasileiros longe de sonhos como ter sua própria casa ou carro em uma garagem.
O aumento da taxa de juros da Selic afetará o financiamento de seu carro?
Segundo Antônio Jorge Martins, coordenador dos cursos automotivos da FGV, esse aumento da taxa Selic está causando danos.
Além disso, se torna mais caro, os recursos financeiros estão se tornando mais difíceis de acessar, já que a renda das pessoas não acompanha o aumento da taxa.
Quem define seu valor?
Antes de tudo, a agência do Banco Central que supervisiona a política monetária do país, reúne-se a cada cinco dias (oito reuniões por ano). 5 dias (oito reuniões por ano) para definir um conceito de se a taxa de câmbio vai subir, cair ou permanecer estável.
Consórcio ou Financiamento de Automóveis?
Embora tenham o mesmo objetivo (comprar carro). Ambos cobram uma comissão que faz você pagar mais pelo bem do que se você o comprasse em dinheiro, à vista. A primeira diferença diz respeito ao tempo.
O financiamento de automóveis requer uma taxa inicial mínima; aqueles que não impõem esta condição (no caso da compra de um carro) geralmente cobram uma taxa de juros mais alta.
Entretanto, ao contrário do consórcio, as empresas operam através de pagamentos mensais que não cobram juros.
“Esperamos pelo menos dobrar as vendas este ano. O crescimento das taxas de juros Selic certamente vai abalar nosso marketing, mas pelo lado positivo: o financiamento está ficando mais caro. O consórcio com uma taxa de juros fixa contínua, o que torna nosso produto ainda mais poderoso”, disse o executivo.
Contudo, as altas taxas de juros, altos custos de combustível, carros usados com preço exagerado e estoque de segunda mão são desafios-chave para concessionárias multimarcas.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.