No Capital Markets Day, a Ford ofereceu mais detalhes sobre seus planos de EV, incluindo um novo SUV elétrico de três fileiras que será lançado em 2025. Apesar de alguma confusão durante a apresentação, o novo SUV é o Explorer BEV que a Ford pretende começar a fabricar em sua fábrica em Oakville, Ontário, no Canadá.
Com planos ambiciosos de EV, a Ford visa superar a Tesla no mercado em alguns mercados. O Mustang Mach-E e o F-150 Lightning forneceram à Ford um trampolim para atingir esse objetivo, mas não foram projetados para o longo prazo. A marca perde muito dinheiro para cada EV que vende, por isso precisa de técnicas de produção mais eficientes e novos modelos elétricos para se tornar lucrativo. É por isso que o F-150 Lightning será substituído em 2025 por outra picape elétrica de tamanho normal construída para eficiência em uma nova plataforma dedicada.
Mudanças provocadas pelo Explorer BEV:
Veja mais: Chevrolet Montana 2023: dimensões, carga e reestilização
O Mustang Mach-E continua até 2026, quando também será substituído por uma versão melhor. Ele usará uma evolução da atual plataforma GE1, batizada de GE2.1, mas não será o primeiro modelo a usar a nova arquitetura. Em vez disso, a Ford lançará as versões elétricas do Explorer e do Lincoln Aviator no GE2.1 em 2025. Ambos os modelos serão construídos em Oakville, embora rumores iniciais indicassem que eles sairiam da linha de produção da fábrica da Ford em Cuautitlan, no México. Parece que o Mustang Mach-E precisará de toda a capacidade de produção no México, especialmente porque a Ford também planeja uma versão cupê-SUV para o modelo de segunda geração.
Durante o evento do Capital Markets Day, Doug Field, diretor de veículos elétricos e sistemas digitais da Ford, confundiu os participantes ao comparar o próximo SUV familiar de três fileiras a uma expedição. Ainda assim, ficou claro que o novo modelo é o Explorer BEV que a Ford planeja produzir no Canadá a partir de 2025. A Ford não confirmou que se chamaria Explorer e é muito provável que escolha outro nome. Afinal, o Explorer EV Ford lançado na Europa é bem menor, compartilhando a arquitetura MEB com o Volkswagen ID.4. A menos que a Ford não tenha planos de vender o Explorer EV baseado em MEB na América do Norte, seria confuso usar o mesmo nome para seu SUV de três fileiras.
Autonomia para o modelo:
Como o atual Explorer, o próximo EV da família vai jogar no segmento de SUVs de tamanho médio. A Ford promete uma cabine espaçosa e até 560 km de autonomia, ou 480 km ao rodar em 120 km/h. A Ford visa uma eficiência extrema graças a uma melhor aerodinâmica, redução da resistência ao rolamento dos pneus e unidades de tração aprimoradas.
A montadora revelou ainda que a capacidade da bateria seria um pouco maior que a do Mustang Mach-E, o que significa que poderia ter cerca de 100 kWh. Apesar de não terem sido reveladas especificações técnicas, o novo SUV vai oferecer uma opção de carregamento rápido. Field mencionou que o próximo EV de três linhas seria capaz de recuperar 240 km de alcance em menos de 10 minutos.