O departamento de Vans da Mercedes-Benz se uniu aos correios austríacos para um projeto piloto na vida real. O serviço de entrega de encomendas implantou dois veículos eSprinter que foram equipados com filtros de partículas para ver se eles podem reduzir as partículas no ar em Graz.
Veja mais: Hilux movida a hidrogênio
As duas vans totalmente elétricas foram implantadas todos os dias em Graz, na Áustria, onde foram usadas pelos correios austríacos. Os dois veículos circulavam todos os dias no mês de agosto, em rodízio, no centro de Graz. Ao contrário de outros veículos do posto austríaco, estes tinham filtros de partículas finas implementados em seus módulos frontais.
Caso o nome da cidade pareça familiar, você deve saber que fica perto da vila de Thal, onde Arnold Schwarzenegger viveu até os 19 anos. Muitas vezes, a lenda do fisiculturismo, estrela de cinema e político é creditada como sendo de Graz, na Áustria .
Durante seu tempo no Correio Austríaco, os dois veículos percorreram aproximadamente 6.400 km em suas rotas de entrega. O que os diferenciou dos outros veículos postais foi uma nova tecnologia de filtro feita em cooperação com a MANN+Hummel.
A respectiva tecnologia de filtro foi mostrada pela primeira vez em outubro de 2021 com a plataforma tecnológica Sustaineer da Mercedes-Benz Vans. Agora, foi testado na vida real, e há até resultados a serem observados. A partir de meados de 2023, haverá mais resultados para analisar da operação de teste.
Todos os dias envolviam uma média de 60 quilômetros percorridos, com pouco menos de 100 paradas e a entrega de aproximadamente 160 encomendas. Todos os valores acima são médias diárias e se aplicam à cidade de Graz e ao Correio Austríaco, mas você entendeu.
Os veículos elétricos são ótimos para esse cenário de entrega, pois nunca se afastam muito do centro de logística e devem fazer muitas paradas em áreas movimentadas da cidade.
Após 60 dias de uso, os dois eSprinter filtraram cerca de 6.400 miligramas (cerca de 0,225 onças) de poeira do ar ambiente. Essas são as partículas sobre as quais estávamos escrevendo no início do artigo, e elas teriam entrado nos pulmões das pessoas, nas roupas ou nas plantas. A Audi implantou um programa piloto semelhante com a MANN+Hummel.