A Volvo EX30 preparou o palco para a sua apresentação, também conhecido como seu menor e mais acessível crossover elétrico até agora. Os dados iniciais afirmavam que era para estrear no dia 15 de junho, mas as últimas informações divulgadas pela marca sueca revelam que estreará uma semana antes, no dia 7.
A data de lançamento do Volvo EX30 também coincidirá com a abertura das carteiras de pedidos em mercados selecionados que a montadora ainda não detalhou. Preços, disponibilidade e outros detalhes serão anunciados oportunamente. Enquanto isso, porém, podemos falar brevemente sobre o design do carro, que foi parcialmente visualizado em um pequeno vídeo teaser que acompanha o anúncio.
Especificações para Volvo EX30:
Ver más: El Nissan Leaf será reemplazado por un SUV eléctrico en 2026
Para nenhuma surpresa, ele será semelhante a alguns dos maiores high-riders da marca, com uma forma geral familiar com muitas linhas nítidas e curvas ocasionais aqui e ali. O clipe embutido na parte inferior desta história revela parcialmente uma assinatura de iluminação futurística na frente e as lanternas traseiras verticais típicas da empresa montadas em cada lado da tampa traseira.
As chances são de que ostentará materiais reciclados na cabine, já que eles se tornaram a norma para a maioria dos crossovers de emissão zero (e não apenas) atualmente, enfatizando ainda mais sua natureza verde. O cockpit ainda não foi aberto para a câmera. Ainda assim, esperamos que ele hospede um sistema de infoentretenimento de tamanho generoso no meio do painel, com modelos menores provavelmente recebendo telas menores e os mostradores digitais usuais atrás do volante.
O que há de novo em questão de segurança:
Falando a certas lojas no final do ano passado, o CEO Jim Rowan disse que oferecerá “equipamentos de segurança de ponta”, algo esperado de um passeio moderno que leva a assinatura da Volvo. O chefão também falou de materiais de “alta qualidade”, “um passeio fantástico” e um “alcance decente”. Nada se sabe oficialmente sobre a construção, mas pode ser baseada na mesma plataforma que sustenta o smart #1 que tem uma pegada semelhante, ou seja, Geely’s SEA (Sustainable Experience Architecture). Entende-se que será lançado com diferentes baterias e a produção ocorrerá na China.
Devido ao seu pequeno tamanho, que o colocará abaixo do ligeiramente maior XC40 na família de crossovers da Volvo, o próximo EX30 será o veículo elétrico mais acessível da marca de automóveis. Assim, terá como alvo um público mais jovem, ou pelo menos esse é o plano, já que a Volvo espera atrair novos compradores para a marca. O Volvo EX30 representará mais um passo no futuro elétrico inevitável da marca, já que o plano é tornar-se apenas EV em todo o mundo até o final da década. Aprenderemos tudo o que há para saber sobre isso quando estrear em menos de um mês a partir de hoje.