O Honda Civic está em produção ininterrupta há 50 anos, mas o que nos interessa hoje é sua versão do novo Honda Civic Type R. A versão esportiva do compacto japonês foi produzida sob o nome Tipo R por 25 anos e, geração após geração, o compacto esportivo da marca foi reinventado e melhorado.
Ao longo de seis gerações, a fórmula evoluiu para fornecer aos clientes o que a Honda diz ser o derradeiro modelo de cinco portas com motor dianteiro, tração dianteira e alto desempenho. De acordo com a marca, o último Honda Civic Type R é um veículo capaz de lidar com o trajeto diário e enfrentar a pista nos fins de semana.
Disponível a partir do início de 2023, o novo Civic Type R já está estabelecendo novos padrões. Na verdade, recentemente quebrou o recorde de volta mais rápida para um compacto de tração dianteira no circuito de Suzuka, no Japão. Como parte de seu desenvolvimento, os engenheiros da Honda refinaram todos os aspectos do novo modelo.
Tal foi o sucesso em seu país de origem que a Honda teve que interromper as encomendas para o novo compacto. Os prazos de entrega agora excedem um ano. E a montadora pediu desculpas aos clientes japoneses, culpando a falta de semicondutores e os problemas logísticos pelos atrasos significativos na produção.
Ver también: O Peugeot 3008 Híbrido uma nova versão do PHEV sem diesel
Sucesso do Honda Civic Type R em seu país de origem
Antes de tudo, como a própria Honda aponta em uma declaração, “Desde seu lançamento, o Civic Type R tem sido bem recebido pelos clientes. Recebemos um grande número de pedidos. Devido ao impacto da propagação do coronavírus, da escassez crônica de semicondutores, da chegada instável de peças e dos atrasos na logística, é difícil prever a produção futura”.
Por enquanto, Honda se concentra em completar as encomendas que já recebeu para o modelo no Japão. A má notícia é que não se sabe quando a montadora começará a receber pedidos novamente, nem se esses problemas podem afetar as entregas em outras regiões do mundo. O Civic Type R ganha vida na fábrica Yorii no Japão.
Contudo, o novo Tipo R mantém o motor turboalimentado VTEC de 2,0 litros de seu predecessor. Fornece 320 hp (243 kW) a 6.500 rpm e 420 Nm de torque de pico entre 2.600 e 4.000 rpm. Ao lado de um novo sistema de exaustão está um turboalimentador revisado, com uma carcaça compacta para maior eficiência.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles en Internet.