O lançamento mais importante da Citroën para 2023 será revelado em 27 de abril. Será o segundo modelo do projeto C-Cubed, que estreou no ano passado com o novo Citroën C3 Aircross.
Assim como com o C3, este segundo modelo será destinado aos chamados “mercados emergentes” e será fabricado na Índia e no Brasil.
As últimas fotos de espionagem, tiradas na Índia, dão uma visão mais detalhada do projeto deste modelo, que provavelmente será o novo Citroën C3 Aircross. Mas não tem nenhuma relação com o C3 Aircross que antigo no Brasil ou com o atual C3 Aircross vendido na Europa.
Este novo C3 Aircross será um veículo completamente diferente: um minivan para o segmento B (pequeno), mas com uma estética SUV. O objetivo da Citroën será oferecer um veículo para famílias grandes. Ele terá três filas de assentos para sete passageiros.
Ver también: Hyundai Ioniq 6, carro do ano no World Electric Vehicle 2023
A base do novo C3 Aircross será a familiar plataforma CMP, que compartilha com o Citroën C3 e o Peugeot 208
O tamanho, entretanto, será significativamente maior do que o do C3. Sendo assim, os rumores apontam para algo na região de 4,20 metros de comprimento. Para comparação, o C3 está em torno de 3,98 metros. A linguagem estética será a mesma, mas com elementos diferenciadores em cada modelo.
O novo Citroën C3 Aircross terá seus próprios pára-choques, rodas com design exclusivo, portas traseiras maiores (projetadas para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos) e novos pilares C e D (os pilares traseiros).
Toda a produção para o Mercosul concentrada em Porto Real (RJ), ao lado do C3. O lançamento comercial está previsto para o segundo semestre do ano, após o lançamento mundial no final do mês de abril.
Sob o capô, o C3 Aicross será alimentado por motores Stellantis 1.6 16v aspirados e 1.0 Turbo, além de transmissões manuais ou automáticas. A tração será de tração dianteira.
Contudo, o projeto C-Cubed da Citroën terá uma terceira e última etapa em 2024, com o lançamento de um terceiro modelo também produzido na Índia e no Brasil. Os rumores apontam para um sedan, mas a marca ainda não o confirmou oficialmente.
Ver también: Lamborghini Urus S: 666 é o número desta ‘besta’