A Ford descreveu o próximo SUV elétrico simplesmente como um “crossover de tamanho médio” em um anúncio oficial do ano passado. E ele estará intimamente relacionado ao VW ID.4, ao Audi Q4 e-tron, ao Skoda Enyaq iV e ao próximo Cupra Tavascan. No entanto, espera-se que seu exterior e interior sejam exclusivos do modelo Ford.
Prováveis configurações do SUV elétrico:
Ver más: Peugeot 408
Previsivelmente, os protótipos foram totalmente envolvidos em camuflagem, escondendo a maioria dos detalhes. Ainda assim, um olhar mais atento de diferentes ângulos revela a forma quadrada combinada com arcos de roda tonificados e algumas sugestões de estilo como os pilares A e C que lembram o Ford Explorer com motor ICE.
Na frente, o SUV elétrico ostenta uma grade totalmente coberta, entradas de pára-choques inferiores esportivas e faróis de LED finos com um toque de Audi. A traseira parece mais agressiva graças às lanternas de LED de largura total, à porta traseira angular, ao spoiler traseiro e à peça de plástico em forma de difusor na área inferior do para-choque.
A Ford não revelou muito sobre as especificações técnicas de seu próximo EV baseado em MEB, exceto que será um carro de cinco lugares com autonomia de até 500 km. A julgar pelos EVs relacionados ao Grupo VW, o crossover pode ser oferecido com motores elétricos simples (RWD) e duplos (AWD), produzindo até 220 kW / 299 PS.
Ford e VW compartilham mesma arquitetura
A Ford é a única montadora fora do Grupo VW a usar a arquitetura MEB para seus veículos. Além do “crossover de tamanho médio”, a empresa também confirmou um “crossover esportivo” que rodará na mesma plataforma. No entanto, devemos observar que a Ford anunciou recentemente que está desenvolvendo sua própria arquitetura dedicada a EV, o que provavelmente significa que os fundamentos da VW não serão usados para mais veículos. Entendemos que a Ford usou sua colaboração com a VW para trazer mais EVs ao mercado com um curto tempo de desenvolvimento e custos mínimos de P&D até que sua própria plataforma esteja pronta para entrar em produção.
Espera-se que o novo “crossover de tamanho médio” da Ford seja lançado ainda este ano, com a produção marcada para começar no Ford Cologne Electrification Center, na Alemanha. O “crossover desportivo” que será construído na mesma fábrica, deverá seguir-se em 2024.