O Grande Prêmio da Arábia Saudita foi a segunda corrida da temporada de Fórmula 1 de 2023, com Sergio Perez largando da pole position depois que seu companheiro de equipe campeão mundial Max Verstappen se aposentou na segunda rodada da qualificação devido a alguns problemas no motor.
Charles Leclerc estava logo atrás de Perez, mas teve uma penalidade no grid, então o piloto da Ferrari largou em 12º. Enquanto isso, Fernando Alonso foi novamente incrível, classificando-se em terceiro lugar. Sergio Perez mostrou a todos que não é apenas um segundo piloto na equipe Red Bull. Ele dirigiu incrivelmente bem durante toda a corrida, controlando todos os aspectos e mantendo Max Verstappen à distância. Ninguém conseguiu superar o piloto mexicano, que venceu sua quinta corrida na carreira. Seu companheiro de equipe ficou em segundo lugar, dando à Red Bull sua segunda dobradinha na temporada.
Ver más: Toyota Hilux GR-Sport IV: picape com poder esportivo
Fernando Alonso conseguiu novamente, conquistando mais um pódio, o 100º em mais de 20 anos de carreira. Bem, pensamos assim porque, após a corrida, o piloto espanhol recebeu uma penalidade de dez segundos por uma punição incorreta. Na largada, o bicampeão mundial com a Renault em 2005 e 2006 fez uma largada fantástica, ultrapassando o mexicano na primeira curva. No entanto, Alonso teve uma posição inicial incorreta e recebeu uma penalidade de cinco segundos. Na terceira volta, Perez retomou a liderança do piloto da Aston Martin. No grupo do meio, um pedaço da carroceria da McLaren foi deixado para trás porque Piastri teve pouco contato com Gasly. Com isso, o piloto australiano teve que trocar a asa dianteira no box. Nessa época, Leclerc e Verstappen avançavam bem no meio-campo.
O GP da Arábia Saudita trouxe surpresas:
Depois de ultrapassar Zhou da Alfa Romeo, o atual campeão mundial entrou entre os dez primeiros na oitava volta. Lewis Hamilton estava sob investigação devido a desistir na reta enquanto tentava se defender de Charles Leclerc. No entanto, o piloto da Ferrari ultrapassou Hamilton na primeira curva da nona volta. Enquanto isso, Lance Stroll em P4 manteve sua posição muito bem contra Carlos Sainz.
Até a volta 17, Verstappen e Leclerc fizeram alguns progressos significativos. Nesta volta, Lance Stroll, que era o quarto colocado, parou o carro na pista. Um pouco de fumaça estava saindo da traseira de seu Aston Martin e o Safety Car estava desligado. Fernando Alonso entrou nos boxes para cumprir sua penalidade e trocar os pneus, entrando na pista logo à frente de George Russell, segundo colocado. Enquanto isso, os carros da Red Bull fizeram um pit stop duplo.
George Russell aparece em terceiro
Na relargada, Sergio Perez fez uma arrancada fantástica na reta de largada/chegada, não dando chance a Alonso de ultrapassar. George Russell ficou em terceiro, à frente de Max Verstappen, Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Lewis ultrapassou Sainz na primeira curva e, algumas voltas depois, Verstappen ultrapassou George Russell com facilidade. Na volta 25, Verstappen estava dirigindo como um homem possuído e na reta de largada / chegada; ele ultrapassou Alonso sem problemas
Os dois carros da Ferrari não foram páreo para Mercedes e Alonso. Infelizmente, a equipe italiana tem um problema mais significativo do que apenas confiabilidade. Na volta 38, houve algum pânico no pit wall da Red Bull porque Max Verstappen começou a reclamar do eixo de transmissão e alguns narizes estranhos ao redor do carro. Ele foi instruído a diminuir a velocidade, perdendo um segundo inteiro na volta 39. Enquanto Max parecia muito preocupado com esses problemas, ao mesmo tempo, ele estava forçando muito, como se não houvesse amanhã. Ao mesmo tempo, Sergio Perez disse que seu pedal de freio parecia um pouco mais longo.
Sergio Perez surpreende e vence
A seis voltas do fim, os espíritos da frente estavam muito relaxados. Verstappen parou de empurrar, Alonso cruzava sozinho na terceira colocação, enquanto Silver Arrows e Ferraris mantinham as mesmas posições. Enquanto isso, houve duras batalhas no grupo do meio-campo e na defesa. Lando Norris foi muito agressivo com seu companheiro de equipe estreante Oscar Piastri, ignorando-o na primeira curva. Ao mesmo tempo, Magnussen e Tsunoda estavam em guerra, lutando arduamente pela última colocação nos pontos.
Nada de notável aconteceu até o final da corrida. Sergio Perez venceu, mas Verstappen levou o ponto de bônus pela volta mais rápida da corrida pouco antes de passar pela bandeira quadriculada. Com isso, ele lidera o campeonato pela primeira vez na carreira.