Os novos protótipos R5 estão vestidos com um fino envoltório preto com detalhes em amarelo ou vermelho, destacando as linhas de caráter da carroceria. Estas são de longe as fotos mais reveladoras do Renault 5 até o momento, provando o quão próximo o produto final estará do conceito de visualização de 2021.
As mudanças do conceito incluem os suspeitos de sempre, incluindo maçanetas convencionais, espelhos maiores, para-choques redesenhados e unidades de iluminação LED ligeiramente diferentes que parecem perder o tratamento de largura total. No geral, o veículo tem um visual moderno, esportivo e compacto, ao mesmo tempo em que incorpora muitas referências à primeira e segunda gerações do Renault 5, que estreou em 1972 e 1984, respectivamente.
O que esperar do Renault 5 EV:
Ver más: Fiat Punto: Saiba os motivos de seu sucessor ter sido cancelado
Espera-se que o novo R5 meça cerca de 3,92 m de comprimento, tornando-o ligeiramente mais curto que o Clio de 4,05 m, portanto, mais ágil em um ambiente urbano. Apesar do tamanho compacto, a embalagem da plataforma elétrica provavelmente resultará em uma cabine espaçosa para os padrões do segmento B. A Renault ainda não mostrou fotos do interior, mas é seguro assumir que usará materiais sustentáveis para os estofados e soluções inteligentes de infoentretenimento para modelos básicos, coincidindo com o caráter acessível do EV.
Assim como as mulas R5 com corpo Clio anteriores, os protótipos de pré-produção do R5 foram construídos nas instalações do Technocentre perto de Paris. A instalação do protótipo que abriu suas portas há 25 anos imita o processo de fabricação das fábricas regulares, resultando em uma representação precisa do modelo de produção final. A Renault revelou que construirá mais de 60 unidades do R5 para fins de teste e validação antes do início da produção em larga escala na fábrica de Douai, no norte da França.
E as especificações e preços?
O R5 terá a nova arquitetura CMF-BEV, que também será usada no próximo Nissan Micra, exclusivamente elétrico, e em muitos outros modelos de pequeno porte do Grupo Renault. A energia virá de um motor elétrico montado na frente produzindo 134 hp (100 kW/136 PS), combinando com a saída dos EVs básicos da Stellantis. O modelo básico contará com uma bateria montada no piso de 40 kWh, enquanto as variantes com especificações mais altas terão uma unidade maior de 52 kWh, permitindo um alcance elétrico de até 400 km.
O lançamento no mercado europeu do novo R5 está agendado para 2024. O modelo deve substituir o antigo Zoe, mas será oferecido junto com o recém-reformado Renault Clio, que servirá como uma alternativa com motor ICE. De acordo com relatórios anteriores, a Renault tem como meta um preço de entrada de menos de € 25.000 (R$ 131.219,61) para o R5, equiparando-se ao rival VW ID.2 que deve seguir em 2025.