Fabricada no Brasil, com a mesma plataforma e na mesma linha de produção. O lançamento da nova picape da marca Ram, mais acessível, está se aproximando.
O novo modelo fabricado no Brasil – que compartilhará a linha de produção e a plataforma com a Fiat Toro – vem sendo revelado gradativamente em testes e teasers, indicando o ritmo acelerado de desenvolvimento do novo modelo.
Seu lançamento oficial está previsto para este ano. A novidade de hoje foi um pacote de imagens e vídeos inéditos, mostrando como a Ram projetou sua nova picape monocoque para diferenciá-la da Toro.
O material mostra que a marca investirá em luxo e tecnologia com o novo modelo, para buscar um posicionamento mais caro que a Toro. Em alguns trechos, é possível ver partes da cabine em sua versão final de produção.
Ver también: Esta é a aparência do novo Toyota SW4
Interior com elementos Jeep
Embora o vídeo teaser mostra apenas um vislumbre da cabine da nova picape Ram, já é possível confirmar suas origens enraizadas no Grupo Stellantis.
O volante, por exemplo, parece ser o mesmo usado no Jeep Commander, mudando apenas o formato da área do airbag com o emblema da Ram. A picape também será fabricada em Goiana (PE), onde ainda são produzidos o Jeep Renegade e o Compass.
O painel de instrumentos mostrado no vídeo parece ser o mesmo painel de instrumentos de 10 polegadas das versões mais caras do Compass e do Commander, mas com novos gráficos para combinar com a linguagem visual da Ram.
Opções de grade e versão
Na parte externa, o vídeo mostra brevemente algumas das opções de grade que a nova Ram oferecerá. Já se pode deduzir que ela terá uma grade alta e levemente inclinada para a frente para mostrar um modelo robusto.
O formato da peça mostrada parecido com o da 1500 Rebel, enquanto o capô cruzado está de acordo com o visual da Ram, com linhas musculosas.
De acordo com rumores e algumas fotos de espionagem do passado, podemos esperar quatro opções de acabamento para a nova picape.
Os compradores poderão escolher entre os níveis de acabamento Big Horn, Laramie, R/T e Rebel. A nomenclatura padrão é a mesma adotada internacionalmente pela Ram e distingue cada modelo de acordo com a proposta de mercado (luxo, esportivo ou trabalho).
O Big Horn, por exemplo, posicionado na base do catálogo com os preços mais acessíveis. O Laramie, por sua vez, terá desempenho intermediário e será semelhante às versões 2500 e 3500 de mesmo nome.
O R/T, que remete aos velhos tempos do Dodge Dakota, terá uma abordagem esportiva e promete oferecer números de desempenho superiores. Por fim, o Rebel com um foco off-road e inspirado na versão idêntica do 1500.
Motor e desempenho
Portanto, sob o capô, o destaque será o motor de 4 cilindros em linha turboalimentado de 2,0 litros do Huracán 4. O motor já é usado em outros modelos Stellantis, como o Jeep Wrangler, e apresenta controle duplo variável e injeção direta de combustível.
Ainda não se sabe se ele será flex convertido para o mercado brasileiro (para rodar com álcool). No entanto, o modelo a gasolina da Jeep já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 400 Nm de torque a 3.000 rpm.
Apesar dos números ainda não divulgados, a Ram afirma que a picape será a mais rápida já produzida no Brasil. O câmbio automático de 9 marchas, feito para vários produtos Stellantis.
A transmissão adotada pelas versões turbodiesel. A tração será 4WD com acionamento eletrônico, da mesma forma que os demais modelos construídos sobre a base Small Wide 4WD.
Ver también: Ford Maverick Hybrid é lançado e aqui está o preço