Primeiramente, os projetos RAM Rampage e Dakota feitos em diferentes países e terão como alvo mercados diferentes. O plano para o Brasil.
Em janeiro de 2019, o então CEO da FCA Mike Manley disse à Motor1: “Precisamos de uma pick-up de médio porte”. Manley admitiu que o projeto estava sendo desenvolvido para produção sob a marca Ram, mas não forneceu mais detalhes sobre quando ou onde a produção começaria.
Desde então, tem havido rumores reais que correm sob a ponte Ram. Esse Projeto Dakota estava avançando. E, mais recentemente, que começaria a produzir este ano, em 2023, no Brasil.
Portanto, a tão esperada picape de tamanho médio do Ram sai regionalmente durante este primeiro semestre do ano e que seu nome poderia ser Ram 1200 ou Ram Rampage. O nome ainda não saiu.
Com a data de lançamento tão próxima, Ram achou apropriado fazer um esclarecimento. Mike Koval, CEO global da marca Ram, admitiu que a empresa não terá uma picape de tamanho médio: terá duas. Koval fez este esclarecimento para evitar que, no momento de apresentar o primeiro destes modelos, fique claro a que mercado cada um deles será direcionado.
Ver también: Próximo hipercarro da Porsche atrasa por causa da tecnologia
Projeto 1200 / Rampage
O primeiro e sai oficialmente durante a primeira metade de 2023. Será fabricado na fábrica brasileira em Pernambuco, onde compartilhará linha de produção e plataforma Small Wide 4×4 com o Jeep Renegade/Compass e Fiat Toro.
Ele terá uma estrutura monobloco, mas será maior que o Toro, para competir diretamente contra os clássicos pick-ups de médio porte com chassis de viga, como o Toyota Hilux, Ford Ranger e VW Amarok .
Este modelo sai antes do final do ano. Koval esclareceu que as fotos de espionagem publicadas nestes dias correspondem a este modelo fabricado no Brasil.
Embora unidades de teste camufladas fotografadas nos Estados Unidos e em testes de inverno na Escandinávia, o foco deste modelo é a América do Sul.
Projeto Dakota
Koval disse que para o mercado norte-americano, ele está trabalhando em uma picape diferente que será vendida sob a marca Ram. Ele usará uma das novas plataformas STLA (criada sob o novo Grupo Stellantis) e pretende competir “um pouco acima do Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz”.
Mas esse não é o mesmo segmento que o Ram 1200 / Rampage? Sim, mas Koval não estava interessado em trazer o produto brasileiro para os EUA e Canadá.
Ele disse que este novo modelo será feito sob a marca Ram e será produzido em uma fábrica norte-americana, o que ainda não foi confirmado. Este segundo modelo não teria planos de sair na América do Sul.
Contudo, desta forma, Koval confirmou que Ram assumirá de uma vez por todas o que o falecido Sergio Marchionne propôs quando a FCA nasceu: que Ram se tornará um especialista global em picapes e veículos comerciais leves.
Ver también: O novo Toyota Corolla Cross 2024 já tem preço… nos Estados Unidos