Embora os SUVs e os 4×4 pareçam semelhantes por fora, eles têm várias características e componentes internos que faz diferença entre um SUV e um 4×4. Cada veículo é voltado para diferentes tipos de usuários e tarefas.
Por esse motivo, você precisa saber para que cada um deles é otimizado e avaliar qual é o melhor para você. Antes de analisarmos suas principais diferenças, vamos lhe dizer o que define cada um deles.
Ver también: Dirigir no piloto automático: é seguro?
O que são modelos SUV?
Os modelos SUV ou Sport Utility Vehicle são mais espaçosos do que um sedã, pois são construídos para transportar passageiros e carga confortavelmente em espaços urbanos ou suburbanos.
Eles são caracterizados por um chassi mais alto do que os carros convencionais, com uma aparência robusta, pois geralmente são veículos grandes. No entanto, eles mantêm um estilo esportivo.
O que significa 4×4?
O nome vem da tração desse tipo de veículo, que está presente em cada uma de suas rodas. Seu desempenho e design foram projetados para o desempenho off-road.
O chassi é ainda mais alto do que o de um SUV para protegê-lo de solavancos e arranhões causados pelo terreno. Construído para resistir a ambientes adversos e a todos os tipos de clima.
Diferença entre um SUV e um 4×4
Agora você saberá quais são as características internas que diferenciam um do outro.
Construção e chassi
Os veículos 4×4 são construídos com um chassi firme e robusto, por isso são mais pesados do que um SUV. Estes últimos ocupam a mesma plataforma de outros veículos urbanos.
Embora o Sub Urban seja mais alto do que um sedã ou cupê, por ser um carro de estrada e projetado para dirigir na cidade, ele é mais baixo do que um SUV.
Motor
Como os veículos com tração nas quatro rodas são mais pesados e exigem mais potência para dirigir em montanhas, na lama e até em poças, o deslocamento do motor geralmente é maior.
Por outro lado, os veículos utilitários esportivos geralmente priorizam um consumo de combustível mais eficiente, pois não precisam realizar tarefas tão exigentes na cidade, mas são excelentes na estrada.
Tração nas quatro rodas
Os 4×4 têm tração nas quatro rodas como padrão, pois, sem ela, seria difícil aderir às superfícies, o que é sua principal característica.
Embora existam modelos SUVs com tração nas quatro rodas, essa não é a norma. Em geral, eles têm apenas tração dianteira.
Suspensão
Além da tração, os SUVs usam uma suspensão muito mais longa, que permite que as rodas mantenham contato com a estrada.
Isso é ideal para rotas off-road, pois proporciona maior conforto e capacidade de resposta para dirigir em terrenos difíceis.
Os SUVs, por outro lado, têm um sistema de suspensão mais macio, portanto, otimizados para a condução em estradas.
Caixa de redução de marchas
Esse talvez seja o componente técnico que faz a maior diferença, pois os 4×4 usam essa caixa de câmbio para acessar uma gama maior de marchas.
Eles reduzem a marcha para proporcionar mais torque e redução de marcha, o que é essencial para sair de engarrafamentos ou permanecer na estrada em terrenos acidentados e íngremes, o que não é necessário em SUVs.
Tipo de trabalho
Embora ambos sejam capazes de transportar grandes volumes de passageiros e bagagem, um é focado no desempenho off-road e em qualquer condição climática, enquanto o outro prioriza o conforto e a eficiência na cidade.
Além disso, devido às características dos SUVs, usados para rebocar outros veículos.
O que é melhor para você, um SUV ou um 4×4?
Dependendo de suas circunstâncias, um SUV pode ser ideal se você tem uma família grande ou faz viagens longas em que precisa levar mais bagagem do que os outros veículos permitem.
Se você faz viagens off-road e precisa de um carro que possa enfrentar todos os tipos de terreno, um 4×4 é a melhor alternativa. Além disso, com esse veículo, você pode fazer rotas off-road de forma recreativa.
Ver también: Fuga del nuevo Peugeot 3008 GT, imagen frontal de producción