O Optimus Bot da Tesla fez uma breve e rara aparição em um vídeo projetado na Reunião Anual de Acionistas de 2023. A manchete era que o robô humanóide poderia andar e pegar coisas, mas a parte emocionante é que ele pode fazer isso depois de aprender com humanos, sem nenhuma programação específica de tarefa envolvida.
Tesla revelou o robô humanóide Optimus em setembro passado durante o AI Day, embora não houvesse muito para mostrar na época. O robô não conseguia andar e teve que ser carregado no palco em uma plataforma. Em seguida, acenou desajeitadamente para a multidão, como se quisesse dizer que ainda não estava pronto para se tornar um Exterminador do Futuro. Como você pode imaginar, a equipe do Tesla Bot não estava perdendo tempo melhorando o bot, e parece que a Optimus tem sido um aluno muito diligente.
Optimus Bot da Tesla e seus avanços
Ver más: Renault Kwid Outsider: testando o modelo econômico brasileiro
Em um vídeo projetado durante a Reunião Anual de Acionistas de 2023, em 16 de maio, a Tesla mostrou que o Optimus Bot havia aprendido novos truques. Mais notavelmente, o robô agora pode andar sozinho, embora o faça bem devagar. Ainda assim, assistir a gangue de cinco bots no vídeo rastejando na frente dos três protótipos do Cybertruck é fascinante. O vídeo revela que caminhar não é a única habilidade que a Optimus adquiriu nos últimos sete meses.
O robô também pode reconhecer objetos e pegá-los, enquanto aproveita seus superpoderes de IA. As mãos robóticas também podem ser gentis o suficiente para não quebrar a casca de um ovo, demonstrando habilidades impressionantes de controle de torque. O Optimus também pode fazer descoberta e memorização de ambientes enquanto caminha e explora o mundo. Como Musk revelou durante a reunião do Cyber Roundup, a Optimus não pensa muito no momento, pois a equipe se concentra na segurança. Ainda assim, ele evoluirá exponencialmente à medida que aprender novos truques.
Os truques do Bot:
Conforme revelado pela equipe da Tesla, nenhuma programação específica de tarefa foi necessária para adquirir as novas habilidades. Em vez disso, os bots usaram o Tesla Vision e o aprendizado de IA da mesma forma que os veículos habilitados para FSD. Isso ajuda o bot a rastrear os movimentos humanos, aprendendo coisas diferentes com a interação. Esse processo de aprendizado de IA de ponta a ponta ajudou a Optimus a obter sua primeira compreensão bem-sucedida bem a tempo para o vídeo do Cyber Roundup. Depois de observar humanos realizando a mesma tarefa, o Optimus também pode reconhecer e classificar objetos em duas caixas.
Musk está confiante de que a tecnologia FSD será muito mais importante para robôs do que para carros. Ele também acredita que o número de robôs humanóides que a Tesla produzirá superará em muito a produção de veículos. Musk chegou a dizer que o futuro da empresa depende do sucesso da Optimus. Ele disse anteriormente a mesma coisa sobre o software FSD, embora em um tom mais sombrio. “O valor de longo prazo da Tesla, a maior parte de seu valor, será Optimus. E essa é uma previsão da qual estou confiante”, disse Musk durante a sessão de perguntas e respostas.