Como você provavelmente sabe (ou provavelmente não sabe), o Rimac Nevera é o carro mais rápido do mundo para sprint de 0-100km/h. E aceleração em geral. Por exemplo: em agosto do ano passado, ele quebrou o recorde de 402 m de Tesla ao registrar um tempo de 8,5 segundos. Com 1.914 cv e 2.360 Nm disponíveis a um passo, Rimac diz que Nevera acelera de 0-100 km/h em apenas 1,97 segundos.
E parece que os hipercarros do futuro poderiam ir ainda mais rápido. Na verdade, podemos estar mais próximos do que se esperava de tempos como estes, pois um grupo de estudantes da Universidade de Stuttgart na Alemanha construiu e testou o que é o veículo elétrico mais rápido do mundo, estabelecendo um novo recorde mundial. O tempo em si? 0-100 km/ em apenas 1,461 segundos. Como você pode ver claramente, este carro elétrico de fibra de carbono não é algo destinado para o público.
Ver también:
Sprint de 0-100 km/h em um carro elétrico
Antes de tudo, chamado “E0711-11 EVO” o sprint foi desenvolvido por estudantes com a idéia de alcançar o recorde mundial do carro elétrico mais rápido já fabricado. É claro que este registro específico é muito específico e nenhum carro de produção tem as liberdades de peso e tamanho que um projeto único como este tem, mas ainda é fascinante ver a rapidez com que a tecnologia está progredindo. Mostra também que, sem peso excessivo, um carro relativamente pequeno e com pouca potência pode ser extremamente excitante.
Talvez os grandes fabricantes devessem considerar uma dieta significativa para nos trazer até os tempos de aceleração prometidos por veículos como o Tesla Roadster. Caso você tenha esquecido, o modelo Elon Musk, aparentemente nunca vindo, reivindica um tempo de 1,1 segundo 0-60mph com a ajuda de impulsionadores externos.
Contudo, o trem de força do carro com tração nas quatro rodas tem 180kW (241bhp) de potência, e pode atingir 2,5G de aceleração máxima. Mas não foi tudo à vela para o carro de 145 quilos, e a equipe teve que abandonar sua primeira corrida no início de setembro. Esta nova tentativa ocorreu em 6 de outubro e colocou oficialmente a equipe no Guinness Book of World Records, superando o recorde anterior estabelecido pela equipe suíça AMZ Racing, que alcançou um tempo de 0-100 km/h de 1,513 segundos.
“A Universidade de Stuttgart está orgulhosa de que a GreenTeam tenha conseguido estabelecer um novo recorde de aceleração de veículos elétricos”, disse o Professor Wolfram Ressel, Reitor da Universidade de Stuttgart. “Estou muito, muito entusiasmado com o que nossos alunos alcançaram”. Estudar na universidade significa não apenas adquirir conhecimentos teóricos, mas também ser capaz de aplicá-los na prática. O compromisso demonstrado pela GreenTeam é um excelente exemplo de como a transferência de conhecimento pode ser bem sucedida”.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles en Internet.