Nissan X-Trail e-Power chega às concessionárias no final de julho, com preço e configuração a vir confirmados. Como funciona seu sistema de eletrificação e quanto combustível ele economiza.
A Nissan confirmou que o X-Trail e-Power lançado no final de julho de 2023. O SUV eletrificado chegará então às concessionárias de todo o país, com preço e configuração a serem confirmados.
O X-Trail será o primeiro modelo da Nissan a contar com a tecnologia e-Power no mercado, onde a participação de modelos ecologicamente corretos está crescendo aos trancos e barrancos, apesar das dificuldades econômicas.
Confira Também: Renault Clio 2023, cinco pontos fortes e um ponto fraco
Nissan X-Trail e-Power
O E-Power é um sistema no qual o veículo é movido por um motor 100% elétrico alimentado por uma bateria cuja fonte de energia é um motor a gasolina turboalimentado de compressão variável.
Na prática, quando a bateria precisa ser recarregada, o motor a gasolina é acionado e trabalha em sua melhor curva de desempenho para alimentá-la. Quando a bateria completa sua carga, o motor a gasolina é desligado.
“É possível que essa mudança entre ligado e desligado não seja percebida devido à suavidade com que atua”, explicou Francisco Medina, EV & Aftersales Operations Sr Manager da Nissan.
O fato de os dois motores serem ativados ao mesmo tempo depende do estilo de direção do motorista. Isso acontece, por exemplo, em uma aceleração forte. Em geral, apenas o motor elétrico é ativado.
A mecânica do SUV ainda não foi totalmente detalhada. Sabe-se que ele é movido por um motor a gasolina de ciclo Otto e oferece uma economia de combustível entre 40 e 60% em comparação com um carro a gasolina tradicional.
A recarga da bateria também é feita com o pedal eletrônico, um sistema que permite a aceleração e a desaceleração usando apenas o acelerador. Ao tirar o pé do pedal, ativa-se a frenagem regenerativa. Dessa forma, muitas fontes de energia são continuamente realimentadas na bateria, o que também economiza combustível.
Confira Também: Os Toyota Land Cruisers e Hilux mais ecológicos já estão disponíveis