Nissan Versa ou Volkswagen Virtus: qual sedã compacto é melhor?

Esse é o caso do Nissan Versa ou Volkswagen Virtus, modelos fabricados no Brasil e no México, respectivamente, que estão no mercado há alguns anos e são uma opção interessante para famílias que precisam de espaço generoso e tecnologia a bordo.

Nos próximos meses, é provável que ambos recebam algumas atualizações estéticas e de equipamentos, mas, enquanto isso, vale a pena analisar os prós e contras de cada um, pois são sempre uma alternativa para quem está pensando em comprar um 0km.

Ver también: A Bugatti está pronta com o supercarro mais radical de sua história

Nissan Versa ou Volkswagen Virtus: um mais moderno, o outro mais clássico

A primeira grande diferença nesse comparativo tem a ver com a estética de cada modelo. Enquanto o Nissan é mais moderno e bastante ousado, pois é um sedã clássico do segmento B, as linhas do Volkswagen são mais genéricas e sóbrias: tanto que, de frente, ele é idêntico ao Polo, seu irmão hatch com o qual compartilha a plataforma.

Estruturalmente, quase não há diferenças. O Versa mede 4.495 mm (1 cm a mais que o Polo), enquanto a distância entre eixos de 2,62 metros é apenas 3 cm mais curta que a do Volkswagen.

Nissan Versa ou Volkswagen Virtus: qual sedã compacto é melhor?

Ambos oferecem um espaço interno generoso (um pouco melhor no Virtus), especialmente para os passageiros traseiros.

Entretanto, a curvatura do teto do Nissan nessa área é um obstáculo para passageiros com mais de 1,75 m de altura e o VW tem saídas de ar condicionado.

Logicamente, nesse tipo de carroceria, a capacidade do porta-malas é um item fundamental. Nessa área, o Virtus é um claro vencedor não só em termos de volume de carga (521 vs. 482 litros), mas também em termos de layout interno do espaço.

Infelizmente, ambos têm uma roda sobressalente temporária (o Virtus tem uma maior), embora haja espaço suficiente sob o porta-malas para colocar uma roda sobressalente.

Conforto ao dirigir e qualidade: diferenças entre VW e Nissan

A posição de dirigir é confortável em ambos, pois tanto a coluna de direção quanto os bancos podem ser ajustados em altura e profundidade. No entanto, vale a pena mencionar que o Virtus é mais baixo e o apoio de braço central é mais útil no Versa.

Os bancos são macios (mais anatômicos no Nissan) e têm estofamento de couro ecológico no Versa, enquanto o Virtus tem bancos de tecido.

Dentro da cabine, há uma sensação de qualidade visivelmente superior no Versa, já que o painel de instrumentos e os acabamentos das portas foram atualizados. Além disso, o acabamento e a qualidade dos plásticos são melhores do que no Volkswagen.

Nissan Versa ou Volkswagen Virtus: qual sedã compacto é melhor?

Aqui é necessário destacar a origem de cada carro. O Virtus é produzido no Brasil e tem o Mercosul como seu principal mercado-alvo, enquanto o Versa é voltado principalmente para o mercado norte-americano, com o padrão de qualidade que isso implica.

Em termos de tecnologia, o Volkswagen tem uma ligeira vantagem. Por exemplo, o painel de instrumentos é cem por cento digital e conta com o sistema de navegação por satélite nativo do modelo, enquanto o do Nissan é analógico-digital.

Ambos têm uma central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, cuja tela sensível ao toque também usa botões físicos. O Versa tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, enquanto o Volkswagen tem uma tela sensível ao toque de 10 polegadas. Eles também têm controle climático digital, mas nenhum deles tem um carregador de celular sem fio.

Mecânica e desempenho de cada carro

Pelo menos por enquanto, nenhum dos modelos analisados aqui aderiu à tendência crescente de downsinzing. Ou seja, o uso de motores a gasolina de três cilindros, turboalimentados e de baixo deslocamento. Ambos são baseados em um motor aspirado clássico de 1,6 litro. No caso do Volkswagen, a potência é de 110 cv, enquanto no Nissan ela sobe para 118 cv.

A transmissão é automática de seis marchas no Volkswagen e uma transmissão continuamente variável (CVT) no Nissan. Vale a pena observar que, embora ambas as chaves seletoras ofereçam o modo sequencial, apenas o Virtus tem paddle shifters atrás do volante.

O desempenho não é excepcional em nenhum dos casos, mas o Versa é um pouco mais eficiente em vários aspectos. Por exemplo, ele leva 11,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (um a menos que o Volkswagen), enquanto a velocidade máxima também é maior que a do Virtus: 180 km/h contra 174 km/h.

Ver también: Os SUVs são mais perigosos para pedestres e ciclistas em colisões

imagen de precarga
Cargando...