Sete anos depois de exibir o Mercedes-Maybach Vision 6 totalmente elétrico no Pebble Beach Concours d’Elegance 2016, a divisão de ultra luxo só agora está lançando seu primeiro modelo de produção híbrido plug-in. Esse modelo, o S580e, será lançado de maneira conservadora, disponibilizado primeiro na China, depois na Tailândia e depois na Europa. A eletrificação está chegando à Mercedes-Maybach, mas com a lenta deliberação de um dos dirigíveis da Primeira Guerra Mundial que os motores da empresa já alimentaram.
Ver más: VW Atlas 2024
O Mercedes-Maybach S580e está intimamente relacionado com o híbrido plug-in padrão da classe S. Um motor de seis cilindros em linha turboalimentado de 3,0 litros fornece 367 cavalos de potência e é emparelhado com um motor elétrico de 150 cv. A produção total do sistema é de 510 cavalos de potência, juntamente com 553 libras-pés de torque, e quase 60% dessa torção está disponível com a resposta do interruptor de luz do motor elétrico.
Mercedes-Maybach lança versão S580e uma máquina silenciosa
Este novo Mercedes-Maybach acelera para velocidades de rodovia com quase o mesmo vigor que seus primos V-8 e V-12. Mas esse tipo de comportamento desrespeitoso vai causar problemas ou, devido ao poder exercido pelo tipo de pessoa que pode pagar um Maybach, talvez demitido.
Não, um Mercedes-Maybach é para planar sereno, como um dirigível, que o S580e promete fazer por excelência. Por um lado, com todo o respeito ao rapper Rick Ross, a verdadeira música de Maybach é medida quase em silêncio. Um Maybach movido a V-8 murmura a apenas 64 decibéis de ruído na cabine a 112.65 km/h. Capaz de funcionar apenas com elétrons, o S580e será ainda mais discreto.
Consumo do S580e:
Com carga total, a Mercedes diz que o Maybach S580e atingirá uma velocidade máxima de pouco menos de 140.01 km/h com bateria e terá um alcance máximo de 100 km/h (pelo menos pelo padrão WLTP global otimista). Em comparação com uma classe S normal, a variante Maybach é cerca de dezoito centímetros mais longa para maior espaço no banco traseiro e pode ser opcional com todos os tipos de itens opulentos, incluindo uma geladeira no banco traseiro e taças de champanhe de marca.
A economia de combustível é provavelmente de pouca preocupação para o cliente médio da Mercedes-Maybach. O S580e pisa levemente em termos de poluição localizada e, portanto, é ideal para áreas urbanas de baixas emissões, como a expansão da Zona de Emissões Ultrabaixas (ULEZ) de Londres.
Antes de você ver um Mercedes-Maybach S580e lá, os carros chegarão à China, onde termina mais da metade da produção mundial de Maybach. Em 2022, a China comprou cerca de 1.100 Mercedes-Maybachs todos os meses.
Tendo atrapalhado o relançamento anterior do Maybach com os malfadados 57 e 62 do início dos anos 2000, a Mercedes está jogando o jogo longo aqui. Pode parecer muito cauteloso em comparação com a forma como os EVs estão sendo empurrados para o mainstream globalmente, mas observe que 2022 marca o segundo ano de crescimento recorde de vendas para a divisão.