Max Verstappen acredita que a Red Bull e seu até agora extremamente dominante RB19 podem vencer todos os Grandes Prêmios do calendário da F1 nesta temporada. O que parece muito ameaçador.
A Red Bull venceu seis corridas em seis em 2023, colocando-se a mais de um quarto do caminho para uma varredura dos 22 eventos programados para o ano. Teria sido 24, é claro, mas Imola estava chovendo e a China foi cancelada.
Max Verstappen e a Red Bull são imbatíveis?
Ver más: Fiat Topolino: Um quadriciclo totalmente elétrico
O holandês venceu quatro corridas até agora, enquanto o companheiro de equipe Sergio Perez conquistou as outras duas. E apenas uma vez outro time recebeu a bandeira quadriculada a 20 segundos do Red Bull mais próximo, e foi na Austrália, quando uma paralisação tardia prejudicou a pista.
Quando perguntado antes do GP da Espanha deste fim de semana se a Red Bull poderia transformar esse domínio em uma temporada completa de vitórias, Verstappen disse: “Acho que podemos, mas é muito improvável que isso aconteça. Você sabe, sempre há coisas que dão errado, ou você tem uma aposentadoria ou algo assim. Mas puramente no ritmo, acho que no momento, parece assim.
“Mas sempre chegaremos às pistas, talvez onde não funcione exatamente, ou o que quer que seja. Má sorte na classificação, você comete seus próprios erros.”
A má notícia para o resto das equipes é que o RB19 teve velocidade suprema tanto na classificação quanto na corrida em tipos de circuito totalmente diferentes, desde a pista de alta velocidade na Arábia Saudita até as ruas lentas e sinuosas de Mônaco. O que meio que sugere que o design de Adrian Newey não tem um calcanhar de Aquiles.
Todos acham difícil superar a Red Bull
Até George Russell, da Mercedes, admite que há uma chance de nenhum outro time conseguir uma vitória nesta temporada. “Como Max disse, em ritmo puro com certeza eles têm potencial, mas certas coisas podem acontecer. E eu gostaria de pensar que poderemos lutar em algum momento e aproveitar algum infortúnio, abaixo da ordem. Mas sim, é desafiador.”
O mais perto que uma equipe chegou de uma temporada completa de vitórias foi em 1988, quando o MP4/4 da McLaren venceu 15 das 16 corridas, enquanto Ayrton Senna venceu Alain Prost pelo título por pouco. O que você acha, isso poderia finalmente acontecer em 2023?