A marca montou o seu primeiro veículo, o Dacia 1100, em Agosto de 1968. No ano seguinte, foi introduzido o popular modelo Dacia 1300. Inspirou toda uma família de derivados como o saloon, carrinha, coupé desportivo e LCV e permaneceu em produção durante 35 anos.
Um novo capítulo na história da marca foi aberto na sequência da sua aquisição pelo Grupo Renault em 1999. Com o lançamento da Logan em 2004, a empresa tornou-se um fabricante de automóveis global e o ritmo das vendas acelerou. Em 2005, a fabricante abriu uma linha de produção fora da Roménia, na fábrica da Somaca em Casablanca, Marrocos.
A Dacia foi lançada no Reino Unido em Janeiro de 2013 e teve o arranque mais bem sucedido de sempre para uma nova marca de automóveis no Reino Unido. Até agora, foram vendidos mais de 220.000 veículos da marca. No total, os veículos da fabricante são vendidos em 44 países.
Dentro dos 10 milhões de veículos produzidos, já foram vendidos os:
- 2,6 milhões de Dacia Sandero e Sandero Stepway, o veículo mais vendido a clientes particulares na Europa desde 2017
- 2,1 milhões Dacia Duster, o SUV mais vendido a clientes privados na Europa desde 2018
- 1,95 milhões Dacia Logan e Logan MCV
- 2,3 milhões Dacia 1300 (e variantes)
“Estamos muito orgulhosos por termos ultrapassado o marco simbólico de 10 milhões de veículos produzidos”, disse Denis Le Vot, CEO da fabricante.
“Este resultado recompensa uma visão pragmática do automóvel, centrada no que é essencial para os nossos clientes. Com base na sua experiência, a marca continuará a crescer e a oferecer veículos atractivos e adaptados ao estilo de vida dos nossos clientes”.
guía automática, su mayor fuente de noticias sobre automóviles de 2023 en Internet.