Em 2023 é a comemoração da Lotus 75 anos de existência e foi revelada a marca para marcar o ano de aniversário, juntamente com algumas informações escassas sobre as comemorações, que detalharão como será o último quarto de seu primeiro século como fabricante de automóveis.
Ver más: Jeep Renegade 2023
Embora a Lotus tenha sido lançada formalmente em 1952 como Lotus Engineering Ltd, as origens da empresa remontam a uma garagem em Hornsey, Londres. Foi naquela garagem que pertencia à família de Hazel, namorada de Colin Chapman, onde ele construiria seu primeiro carro, um Austin 7 modificado apelidado de Mark I, nas horas vagas.
Quatro curtos anos depois e diferentes modelos que seguiram o original, o Lótus de Chapman nasceu. A Lotus percorreu um longo caminho desde aquela garagem nos últimos 75 anos, mas a visão de seu fundador, que faleceu em dezembro de 1982 de um ataque cardíaco aos 54 anos, ainda está muito viva.
Desde os primeiros dias de fornecimento de kits para seus carros para pilotos privados até o final dos anos 60 e início dos anos 70, até a transformação contínua de uma empresa de carros esportivos do Reino Unido em uma marca de automóveis de desempenho global, a empresa continua inovando e produzindo automóveis diferenciados.
A Lotus comemorará seu 75º aniversário com comemorações destacando os sucessos e marcos da empresa, com vários eventos e iniciativas globais destacando a marca do 75º aniversário.
E com as comemoração poderemos ver o Eletre Hyper SUV, um modelo totalmente elétrico que realmente poderia ser descrito como um carro esportivo com sua postura elegante e discreta. Segundo a Lotus, é o automóvel mais avançado que a empresa já produziu. Os 905 hp (675 kW ou 918 ps) do Eletre R, o topo de gama, serão fornecidos por motores elétricos duplos, fornecendo 726 lb-ft (985 Nm) de torque às quatro rodas.
Ele dispara de 0 a 110 km/h em 2,95 segundos, chega a 265 km/h e tem um alcance 600 km. O carregamento em ultra alta velocidade permitirá 400 km de energia em apenas 20 minutos. Com uma bateria totalmente carregada, o Lotus Eletre R pode dirigir por 490 quilômetros antes de precisar ser conectado novamente.
Será interessante ver como se desenrola o ano de aniversário da empresa e que detalhes surgirão durante as comemorações sobre novos produtos no queimador.