Apesar dos rumores anteriores sobre um possível retorno do Aurelia, o segundo modelo de produção da Lancia que está chegando em 2026 adotará a placa de identificação Gamma. A notícia foi dada a conhecer por Luca Napolitano, CEO da Lancia, durante a apresentação do conceito Pu+Ra HPE no passado sábado. Vejamos as surpresas que Lancia Gamma nos traz.
Conforme relatado por Quattroruote, Napolitano disse: “Nosso segundo carro, o carro-chefe, que chegará em 2026, será chamado Gamma”. O CEO não apenas revelou o nome, mas também nos deu dicas sobre o design do próximo modelo. O Lancia Gamma, anteriormente descrito como um crossover, terá uma carroceria “sportback” de cinco portas com um teto inclinado e um hatchback com uma janela traseira esportiva.
Especificações para Lancia Gamma:
Ver más: Projeto Highland: Model 3 atualizado chega ainda este ano
Essa descrição lembra muito o Lancia Gamma original, produzido entre 1976 e 1984 para o segmento executivo. Ao contrário de seus rivais, que eram sedãs tradicionais de três volumes, o Gamma Berlina era um fastback, acompanhado por uma variante cupê de duas portas no estilo Pininfarina.
Luca Napolitano disse que o novo Gamma será “elegante e inovador”, apresentando um exterior “puro e radical” e um interior “bonito”. Esperamos que o modelo reflita as principais sugestões de estilo do conceito Pu+Ra HPE, incluindo a grade iluminada, as lanternas traseiras redondas, o teto solar panorâmico e o interior retrofuturista inspirado no mobiliário italiano com materiais ecossustentáveis.
Consumo para o Lancia:
Espera-se que o Lancia Gamma meça cerca de 4,7 de comprimento, o que é quase o mesmo que um Alfa Romeo Giulia ou um BMW Série 3. Ainda assim, será o carro-chefe da linha Lancia, como a maior e mais luxuosa oferta da montadora.
O modelo terá um trem de força totalmente elétrico, já que a Lancia prometeu se tornar uma montadora exclusivamente elétrica em 2026. Espera-se que o Gamma ande na arquitetura STLA Medium, o que significa que pode oferecer até 700 km de alcance. , e produzem até 443 hp (330 kW / 449 PS) de potência. A mídia italiana sugere que o modelo provavelmente será produzido na fábrica de Melfi, na Itália.
A ofensiva da Lancia começará com o novo supermini Ypsilon em 2024, nas formas híbrida e totalmente elétrica. O Lancia Gamma EV seguirá em 2026, com o hatchback Delta EV chegando em 2028 para completar a gama de três modelos.