Lamborghini de olho no Daytona

Entre os 61 carros de corrida que ultrapassaram a bandeira verde para iniciar as 24 Horas de Daytona de 2023 no último sábado, estavam cinco carros Lamborghini Huracán GT3 Evo 2. Durante a competição de um dia, seis pilotos de fábrica da Lamborghini sentaram-se atrás do volante, com a divisão de automobilismo Squadra Corse da montadora fornecendo suporte na pista.

Lamborghini de olho no Daytona ao iniciar a transição para os híbridos
Lamborghini de olho no Daytona

Ver más: Range Rover Velar 2023 estreia: mais tecnologia e motor PHEV

A corrida nem sempre foi o domínio da Lamborghini. Quando Ferruccio Lamborghini fundou sua empresa homônima em 1963, ele se concentrou apenas em carros de rua. Ele achou as Ferraris da época brutas e não refinadas, rotulando-as de carros de corrida glorificados, e prometeu construir os melhores carros esportivos de rua.

As décadas seguintes viram a Lamborghini ocasionalmente se envolver em corridas; houve um empreendimento fracassado como fornecedor de motores de Fórmula 1 no início dos anos 90 e envolvimento limitado em corridas de GT com o Diablo e o Murciélago. Mas desde o lançamento da série Super Trofeo em 2009, a Lamborghini pegou o bug das corridas e, no próximo ano, a empresa se juntará à classe superior das corridas de resistência com um protótipo LMDh projetado para conquistar Daytona e Le Mans. Em uma mesa redonda de mídia nas 24 Horas de Daytona deste ano.

Lamborghini híbrido plug-in chegando

A Lamborghini está pronta para revelar seu primeiro híbrido plug-in este ano como sucessor do Aventador. O novo supercarro manterá um motor V-12. Um complemento plug-in para o Huracán e um Urus eletrificado também são esperados em um futuro próximo. Enquanto isso, o carro de corrida LMDh que enfrentará o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e o IMSA SportsCar Championship em 2024 emparelhará um V-8 biturbo com um trem de força elétrico.

Embora a configuração do LMDh seja projetada especificamente para competição, o conhecimento da condução do carro de corrida híbrido acabará sendo transferido de volta para Lamborghinis de estrada. Independentemente da direção em que a tecnologia está fluindo, o momento da entrada no LMDh e o impulso da Lamborghini em direção à eletrificação não é coincidência e demonstra o compromisso da marca com a transição para os híbridos.

Juntamente com o desenvolvimento de tecnologias emergentes, as corridas têm sido cruciais para ajustar a suspensão e a direção dos supercarros legais.

Construção de marca

A corrida é mais do que apenas aumentar o desempenho da linha Lamborghini. Conforme indicado pelas centenas de logotipos estampados em todos os carros de corrida no grid de Daytona, o automobilismo é tanto sobre marketing quanto sobre competição, e o impulso do automobilismo da Lamborghini ajudou a mudar a imagem da marca na última década. De certa forma, a série serve como uma forma de treinar os clientes da empresa.

imagen de precarga
Cargando...